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Prefeitura apresenta BRT Transolímpica à imprensa

Por Graça Paes, RJ

 

Prefeito e imprensa visitam a transolímpica (Graça Paes - AIB NEWS)
Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes – AIB NEWS)

 

No fim da manhã de segunda-feira, dia 4 de julho, o prefeito Eduardo Paes acompanhado do secretário executivo de Coordenação de Governo, Rafael Picciani, e do secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão  apresentou  o corredor expresso Transolimpica, um dos principais legados de mobilidade da Prefeitura do Rio nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que completa o Plano de Políticas Públicas dos Jogos Rio 2016 a imprensa. O Portal AIB NEWS estava lá e conferiu tudo. 

  

Prefeito e imprensa visitam a transolímpica (Graça Paes - AIB NEWS)
Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes – AIB NEWS)

 

Com 26 quilômetros de extensão, a nova via expressa incorpora o sistema BRT e liga o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro, cruzando 11 bairros da Zona Oeste. Ela será a principal ligação entre as duas maiores instalações de competição: o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e o Complexo Esportivo de Deodoro. Diariamente, vai beneficiar 70 mil passageiros de BRT e terá capacidade para 55 mil veículos. O tempo de viagem com o novo corredor será reduzido em 60%.

 

 

Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes - AIB NEWS)
Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes – AIB NEWS)

 

Este é o terceiro corredor exclusivo para ônibus rápidos e o segundo a atravessar a cidade transversalmente, somando-se aos serviços BRT Transoeste e Transcarioca – em funcionamento desde 2012 e 2014, respectivamente. Juntos, os três corredores serão responsáveis pelo transporte de mais de meio milhão de pessoas por dia.

 

 

 

Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes - AIB NEWS)
Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes – AIB NEWS)

 

Paes falou sobre a importância da Transolímpica e o início da operação: “Esse caminho não existia. Esta é uma via super importante e um legado incrível, que traz uma mudança transformadora de uma parte da cidade. O deslocamento por aqui será muito rápido. É uma via pedagiada, tipo a Linha Amarela, só que com BRT. Vamos inaugurá-la no próximo sábado (21/07), e até o dia 21 de agosto, quando terminará os Jogos Olímpicos, ela vai servir somente aos veículos credenciados e à família olímpica, enquanto o BRT, só para os espectadores portadores do cartão olímpico. Para a população em geral abriremos a via totalmente no dia 22 de agosto e, durante os Jogos Paralímpicos, ela já estará em operação pleno de funcionamento”, pontuou.

 

 

Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes - AIB NEWS)
Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes – AIB NEWS)

 

A  Transolímpica faz ligação intermodal com o BRT Transcarioca, em Curicica, e com a Transoeste, no Recreio. A via contempla a duplicação das avenidas Salvador Allende e Embaixador Abelardo Bueno – trecho fora da concessão. É integrada aos trens da SuperVia e, futuramente, concluirá o anel viário do sistema BRT com sua integração ao corredor Transbrasil, em Deodoro. A nova via contará com 41 novas travessias entre viadutos, pontes e elevados, e terá 17 estações e cinco terminais.

 

 

Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes - AIB NEWS)
Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes – AIB NEWS)

 

Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o serviço partirá da Avenida Salvador Allende, no Recreio, até a estação de Magalhães Bastos, para facilitar a chegada de atletas e espectadores no Parque Olímpico e no Complexo Esportivo de Deodoro – áreas que concentram a maior parte (64%) das disputas. Nesse período, o público em geral só terá acesso às áreas de competição por transporte público. Duas faixas da via expressa dedicadas aos carros (em cada sentido) serão exclusivas à família olímpica e veículos credenciados.

 

– Esse corredor permite que a população faça, a partir de agora, deslocamentos que se iniciem em um corredor e terminem em outro, dando mais opções de deslocamentos. Além disso, é uma via que permite integração com outros modais, como trem e metrô. Durante os Jogos, o corredor terá quatro serviços especiais que só funcionarão nesse período exatamente para dar mais conforto para os espectadores – destacou Picciani.  

 

 

Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes - AIB NEWS)
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No período das Olimpíadas, os serviços regulares do BRT não serão afetados e ficarão disponíveis normalmente aos passageiros.  Foram criados quatro serviços especiais de BRT para atender o espectador olímpico e não alterar a rotina da cidade: Vila Militar – Recreio dos Bandeirantes; Centro Olímpico – Jardim Oceânico; Centro Olímpico – Vicente de Carvalho; e Golfe Olímpico – Jardim Oceânico. As estações Madureira-Manaceia e Vicente de Carvalho, que fazem parte da operação especial “Centro Olímpico – Vicente de Carvalho”, e também atendem usuários do corredor BRT Transcarioca, terão módulos independentes de embarque para os espectadores olímpicos. Esses serviços estarão disponíveis para quem tiver o RioCard Jogos Rio 2016 (clique aqui para comprar). A expectativa é de que 27 mil passageiros utilizem esse sistema nos horários de pico durante este período.

 

 

 

Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes - AIB NEWS)
Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes – AIB NEWS)

 

Para acessar os serviços especiais no BRT Transolímpica, os passageiros contarão com seis estações e dois terminais. Próximas ao Parque Olímpico estarão as estações: Olof Palme, Morro do Outeiro e RioCentro, além dos terminais Centro Olímpico e Recreio. Nas redondezas do Complexo Esportivo de Deodoro estarão as estações Marechal Fontenelle, São José de Magalhães Bastos e Vila Militar.

 

 

 

Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes - AIB NEWS)
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O público com destino ao Complexo Esportivo de Deodoro também terá à disposição a linha exclusiva “Circular Olímpica” partindo da estação Magalhães Bastos para o Parque Radical. O transporte será feito por ônibus, de forma gratuita, com exclusividade para quem desembarcar do serviço especial do BRT com Cartão RioCard Jogos Rio 2016.

 

 

 

Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes - AIB NEWS)
Prefeito e imprensa visitam a Transolímpica (Graça Paes – AIB NEWS)

 

Durante os Jogos, os outros corredores de BRT também terão serviços exclusivos para os espectadores olímpicos. Pelo BRT Transcarioca, serão duas estações (Madureira-Manaceia e Vicente de Caravalho) e pelo Transoeste, quatro (Golfe Olímpico, Barra Shopping, Bosque Marapendi e Jardim Oceânico).

 

Para a população

O BRT e a via serão abertos totalmente à população no dia 22 de agosto. Segundo o prefeito, esta foi uma estratégia de trânsito para o deslocamento de cerca de 75% dos atletas que se dará da Vila dos Atletas para o Parque Olímpico da Barra ou para Deodoro. “A gente vai ter uma conexão muito rápida evitando exagero de faixas olímpicas, que é sempre um problema para todas as Olimpíadas. A gente vai permitir um deslocamento muito rápido dos atletas, da família olímpica e dos espectadores de um lugar para outro”, disse.

 

 

O prefeito não acredita que haverá superlotação nas estações durante a Olimpíada, porque neste período será atendido apenas o público olímpico e, além disso, há os terminais incluídos no trajeto entre o Recreio, na zona oeste, e Deodoro, na zona norte. “São três grandes terminais mais as estações, então não tem o menor risco de superlotação. Ao contrário, durante as Olimpíadas, de certa forma, vai ter até uma capacidade ociosa, mas a gente entendeu, por bem, dedicar este equipamento para as Olimpíadas inicialmente”, disse.