Por Graça Paes, RJ
No fim da manhã de segunda-feira, dia 4 de julho, o prefeito Eduardo Paes acompanhado do secretário executivo de Coordenação de Governo, Rafael Picciani, e do secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão apresentou o corredor expresso Transolimpica, um dos principais legados de mobilidade da Prefeitura do Rio nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que completa o Plano de Políticas Públicas dos Jogos Rio 2016 a imprensa. O Portal AIB NEWS estava lá e conferiu tudo.
Com 26 quilômetros de extensão, a nova via expressa incorpora o sistema BRT e liga o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro, cruzando 11 bairros da Zona Oeste. Ela será a principal ligação entre as duas maiores instalações de competição: o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e o Complexo Esportivo de Deodoro. Diariamente, vai beneficiar 70 mil passageiros de BRT e terá capacidade para 55 mil veículos. O tempo de viagem com o novo corredor será reduzido em 60%.
Este é o terceiro corredor exclusivo para ônibus rápidos e o segundo a atravessar a cidade transversalmente, somando-se aos serviços BRT Transoeste e Transcarioca – em funcionamento desde 2012 e 2014, respectivamente. Juntos, os três corredores serão responsáveis pelo transporte de mais de meio milhão de pessoas por dia.
Paes falou sobre a importância da Transolímpica e o início da operação: “Esse caminho não existia. Esta é uma via super importante e um legado incrível, que traz uma mudança transformadora de uma parte da cidade. O deslocamento por aqui será muito rápido. É uma via pedagiada, tipo a Linha Amarela, só que com BRT. Vamos inaugurá-la no próximo sábado (21/07), e até o dia 21 de agosto, quando terminará os Jogos Olímpicos, ela vai servir somente aos veículos credenciados e à família olímpica, enquanto o BRT, só para os espectadores portadores do cartão olímpico. Para a população em geral abriremos a via totalmente no dia 22 de agosto e, durante os Jogos Paralímpicos, ela já estará em operação pleno de funcionamento”, pontuou.
A Transolímpica faz ligação intermodal com o BRT Transcarioca, em Curicica, e com a Transoeste, no Recreio. A via contempla a duplicação das avenidas Salvador Allende e Embaixador Abelardo Bueno – trecho fora da concessão. É integrada aos trens da SuperVia e, futuramente, concluirá o anel viário do sistema BRT com sua integração ao corredor Transbrasil, em Deodoro. A nova via contará com 41 novas travessias entre viadutos, pontes e elevados, e terá 17 estações e cinco terminais.
Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o serviço partirá da Avenida Salvador Allende, no Recreio, até a estação de Magalhães Bastos, para facilitar a chegada de atletas e espectadores no Parque Olímpico e no Complexo Esportivo de Deodoro – áreas que concentram a maior parte (64%) das disputas. Nesse período, o público em geral só terá acesso às áreas de competição por transporte público. Duas faixas da via expressa dedicadas aos carros (em cada sentido) serão exclusivas à família olímpica e veículos credenciados.
– Esse corredor permite que a população faça, a partir de agora, deslocamentos que se iniciem em um corredor e terminem em outro, dando mais opções de deslocamentos. Além disso, é uma via que permite integração com outros modais, como trem e metrô. Durante os Jogos, o corredor terá quatro serviços especiais que só funcionarão nesse período exatamente para dar mais conforto para os espectadores – destacou Picciani.
No período das Olimpíadas, os serviços regulares do BRT não serão afetados e ficarão disponíveis normalmente aos passageiros. Foram criados quatro serviços especiais de BRT para atender o espectador olímpico e não alterar a rotina da cidade: Vila Militar – Recreio dos Bandeirantes; Centro Olímpico – Jardim Oceânico; Centro Olímpico – Vicente de Carvalho; e Golfe Olímpico – Jardim Oceânico. As estações Madureira-Manaceia e Vicente de Carvalho, que fazem parte da operação especial “Centro Olímpico – Vicente de Carvalho”, e também atendem usuários do corredor BRT Transcarioca, terão módulos independentes de embarque para os espectadores olímpicos. Esses serviços estarão disponíveis para quem tiver o RioCard Jogos Rio 2016 (clique aqui para comprar). A expectativa é de que 27 mil passageiros utilizem esse sistema nos horários de pico durante este período.
Para acessar os serviços especiais no BRT Transolímpica, os passageiros contarão com seis estações e dois terminais. Próximas ao Parque Olímpico estarão as estações: Olof Palme, Morro do Outeiro e RioCentro, além dos terminais Centro Olímpico e Recreio. Nas redondezas do Complexo Esportivo de Deodoro estarão as estações Marechal Fontenelle, São José de Magalhães Bastos e Vila Militar.
O público com destino ao Complexo Esportivo de Deodoro também terá à disposição a linha exclusiva “Circular Olímpica” partindo da estação Magalhães Bastos para o Parque Radical. O transporte será feito por ônibus, de forma gratuita, com exclusividade para quem desembarcar do serviço especial do BRT com Cartão RioCard Jogos Rio 2016.
Durante os Jogos, os outros corredores de BRT também terão serviços exclusivos para os espectadores olímpicos. Pelo BRT Transcarioca, serão duas estações (Madureira-Manaceia e Vicente de Caravalho) e pelo Transoeste, quatro (Golfe Olímpico, Barra Shopping, Bosque Marapendi e Jardim Oceânico).
Para a população
O BRT e a via serão abertos totalmente à população no dia 22 de agosto. Segundo o prefeito, esta foi uma estratégia de trânsito para o deslocamento de cerca de 75% dos atletas que se dará da Vila dos Atletas para o Parque Olímpico da Barra ou para Deodoro. “A gente vai ter uma conexão muito rápida evitando exagero de faixas olímpicas, que é sempre um problema para todas as Olimpíadas. A gente vai permitir um deslocamento muito rápido dos atletas, da família olímpica e dos espectadores de um lugar para outro”, disse.
O prefeito não acredita que haverá superlotação nas estações durante a Olimpíada, porque neste período será atendido apenas o público olímpico e, além disso, há os terminais incluídos no trajeto entre o Recreio, na zona oeste, e Deodoro, na zona norte. “São três grandes terminais mais as estações, então não tem o menor risco de superlotação. Ao contrário, durante as Olimpíadas, de certa forma, vai ter até uma capacidade ociosa, mas a gente entendeu, por bem, dedicar este equipamento para as Olimpíadas inicialmente”, disse.