Início Plantão Rio Prefeitura apresenta plano operacional da cidade para Copa do Mundo

Prefeitura apresenta plano operacional da cidade para Copa do Mundo

 

A Prefeitura do Rio apresentou nesta terça-feira (10/06) o plano operacional da cidade para o período da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. O Rio de Janeiro receberá sete jogos durante a competição, inclusive a final, e cerca de 850 mil turistas estrangeiros e brasileiros. Por isso, foi montado um projeto especial de mobilidade, ordenamento urbano, sinalização e turismo na cidade. AO Rio também é sede do IBC (International Broacasting Centre), onde estão concentradas as emissoras de televisão que vão transmitir a Copa para o mundo, com mais de 18 mil jornalistas credenciados. 

 

— O Rio de Janeiro vem se preparando para a Copa do Mundo muito antes da realização da Copa das Confederações, em 2013. Portanto, o nosso planejamento  já foi testado com sucesso em outra competição. Embora a gente saiba que o desafio é grande, toda a prefeitura está envolvida nesse planejamento. A cidade está preparada para receber os turistas e o público que vai se dirigir aos jogos no Maracanã — disse Leonardo Maciel, presidente da Rio Eventos, empresa municipal responsável pelo planejamento da cidade para a Copa do Mundo. 

 

 

Entre as medidas adotadas, foram decretados feriados parciais nos dias 18 e 25 de junho e integral no dia 4 de julho. Nos jogos das quartas-feiras, dias 18 e 25 de junho, quando ocorrem respectivamente as partidas entre Espanha e Chile (16h) e Equador e França (17h), o feriado será a partir de meio-dia. Já na disputa de sexta-feira, dia 4 de julho, às 13h (Quartas de Final), o feriado será integral.

 

Ficam excluídos da medida os órgãos cujos serviços não permitam a paralisação, tais como unidades de saúde, básicas e hospitalares, públicas e privadas, e os serviços de transporte público. Além disso, também não haverá feriado nos seguintes estabelecimentos, órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município do Rio de Janeiro, que deverão funcionar regularmente. O prefeito Eduardo Paes decretou ainda ponto facultativo em dias de jogos da Seleção Brasileira, a partir de 12h30, para os funcionários de órgãos municipais.

 

 

Para facilitar a mobilidade durante os dias de jogos, um esquema especial de trânsito e transportes foi montado para o entorno do Maracanã, e também em Copacabana, onde acontece o FIFA Fan Fest. Ônibus fretados que desejarem circular pelo Rio de Janeiro devem estar atentos às regras decretadas no Diário Oficial, que não permitem o deslocamento de fretados para a região do Maracanã nos dias de jogos na cidade.

 

Toda operação será concentrada pelo Centro de Operações Rio (COR), que coordenará as ações do município. Para isso, o COR vai intensificar a integração das operações dos órgãos municipais e concessionárias de serviços públicos, além de reforçar o suporte às forças de segurança para a tomada de decisão sobre os deslocamentos das delegações.

 

O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, explicou que o plano de mobilidade adotado para o período de jogos da Copa do Mundo estimula o uso do transporte público, como o uso do metrô para ir aos jogos no Maracanã:

 

 

— Uma das medidas foi decretar feriado em dias de jogos no Maracanã, o que reduzirá o número de usuários em deslocamento pela cidade. O sistema ainda é complementado pelas linhas de ônibus, o trem e o BRT. Esse esquema adotado foi aprimorado a partir da experiência da Copa das Confederações, por isso pedimos mais uma vez a colaboração da população.

 

O secretário especial de Turismo, Antonio Pedro Viegas Figueira de Mello, comemorou a ocupação de 98% da rede hoteleira da cidade e disse que o primeiro teste do telão do Fifa Fan Fest, em Copacabana, será realizado nesta quarta-feira (11/06). A grande área de confraternização será aberta oficialmente ás 11h de quinta-feira. 

 

— A rede hoteleira poderá chegar a 100% de ocupação até o final da Copa do Mundo, o que nos deixa muito felizes. Temos certeza de que o Fifa Fan Fest ficará lotado, a exemplo de 2010, quando houve a Copa do Mundo na África, mas é bom lembrar que a Fifa orienta as pessoas a não levarem bebidas nem comida para o espaço. Com certeza será um lugar de grande confraternização entre pessoas de várias nacionalidades — disse o secretário. 

 

A Secretaria Especial de Turismo manterá um posto de informação para turistas dentro do Maracanã com representantes de consulados das nacionalidades das seleções que estarão jogando no estádio. Ao todo, a secretaria mantém 14 postos de informação turística espalhadas pela cidade e instalou mais 17 especialmente para a Copa do Mundo.

MARACANÃ -Plano de ordenamento 

Proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas duas horas antes e duas horas depois das partidas no entorno do estádio do Maracanã (decreto 30.417).

• Combate ao estacionamento e comércio irregulares.

Coibir flanelinhas e cambistas, com apoio das forças policiais.

COMBATE À PUBLICIDADE E COMÉRCIO IRREGULARES

• Fiscais da SEOP e agentes da GM-Rio com treinamento específico para esse combate, formando um grupo de atuação exclusiva;
• Durante os 7 dias de jogos no Maracanã;
• Coibir a presença de comércio ambulante não autorizado, inclusive com apreensões de produtos;
• Retirada de módulos (quiosques, barracas, trailers, entre outros) que ocuparem irregularmente o logradouro público, principalmente em áreas de grande circulação de torcedores, turistas e cariocas.

CENTRO DE OPERAÇÕES RIO

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) vai intensificar a integração das operações dos órgãos municipais e concessionárias de serviços públicos, além de reforçar o suporte às forças de segurança para a tomada de decisão sobre os deslocamentos das delegações. Para isso, foram tomadas as seguintes providências:

– integração de tecnologia com o estádio do Maracanã;

– integração de tecnologia e informações com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e as forças de segurança;

– posicionamento de equipes em instalações-chave para a Copa do Mundo;

– instalação de novas câmeras na Av. Presidente Vargas, no entorno do Maracanã e região da grande Tijuca e na orla de Copacabana;

O Centro de Operações Rio ainda desenvolveu o “Trânsito Digital”. A nova ferramenta acompanha em tempo real a duração dos deslocamentos de 110 rotas que poderão ser utilizadas pelas delegações, árbitros e autoridades da Fifa. A partir de uma hora antes de qualquer deslocamento, o COR envia informes ao CICC sobre as condições de tráfego do percurso a ser seguido, destacando também as ocorrências de trânsito. O monitoramento dos trajetos também permite a readequação do tempo dos sinais de trânsito e o reposicionamento de equipes CET-Rio e Guarda Municipal em cruzamentos.

 

TRANSPORTES – CHEGADA AO MARACANÃ

Não será permitido o estacionamento de veículos nas ruas próximas ao Maracanã e a prefeitura não disponibilizará estacionamentos para a partida, assim como não será permitido nenhum tipo de transporte especial. Metrô e trem são as melhores alternativas para os torcedores.

Para quem optar pelo metrô, atenção à cor do ingresso:

• Portadores de ingresso para as ENTRADAS A, B e C (rampa da UERJ e Rua Eurico Rabelo) devem utilizar preferencialmente a Estação Maracanã.
• Portadores de ingresso para a ENTRADA D (rampa do Bellini) devem utilizar preferencialmente a Estação São Francisco Xavier
• Portadores de ingresso para as ENTRADAS E e F (Rua Mata Machado) devem utilizar preferencialmente a Estação São Cristóvão

Para quem optar pelos trens, o desembarque deverá ser feito na Estação São Cristóvão, conforme cor do ingresso.

GRATUIDADE

Os usuários que optarem por usar o metrô e o trem para ir ao Maracanã terão gratuidade na passagem a partir de 4 horas antes de cada partida, mediante apresentação do ingresso da partida. A gratuidade não é válida para o sistema de ônibus.

A gratuidade para a saída do estádio será válida apenas nas estações de metrô de São Francisco Xavier, São Cristóvão e Maracanã até duas horas após o término da partida, e nas estações de trem de São Cristóvão e do Maracanã, também mediante a apresentação do ingresso.

A transferência entre as linhas 1 e 2 será no trecho entre as estações Central e Botafogo.

PLANO OPERACIONAL DE TRANSPORTES

O itinerário das linhas de ônibus que atendem o entorno do Maracanã sofrerá alterações. As 53 linhas dos Consórcios Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz terão desvios para garantir acesso aos pedestres e fluxo operacional do evento, respeitando os bloqueios implantados na operação de trânsito.

ALTERAÇÃO DE ITINERÁRIO DAS LINHAS DE ÔNIBUS NO ENTORNO DO MARACANÃ

Sentido Centro
Linhas provenientes das zonas Norte e Oeste com itinerário pela Avenida Maracanã serão desviadas pela Rua Morais e Silva

Sentido Zona Norte
Linhas que circulam no anel do Maracanã oriundas do Centro ou da Grande Tijuca serão desviadas
– Mariz e Barros – Ibituruna – Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste)
– Mariz e Barros – Alm. Cochrane – Major Ávila – Praça Varnhagen
– Praça Varnhagen – Felipe Camarão – Vinte e Oito de Setembro – Jorge Rudge ou Duque de Caxias – Luis de Matos

Linhas com origem e/ou destino a São Cristóvão terão seus itinerários desviados pelo Viaduto da Mangueira.

SERVIÇO ESPECIAL DE ÔNIBUS COM PARTIDAS DO SANTOS DUMONT, RODOVIÁRIA E BARRA DA TIJUCA

A prefeitura implantará serviço especial de ônibus para fazer a ligação do Aeroporto Santos Dumont, Rodoviária e Barra da Tijuca com estações do metrô e BRT para conexão rumo ao estádio do Maracanã.

Relação dos serviços:
BRT Transcarioca com serviço Alvorada-Galeão
Reforço da linha 805 (Jardim Oceânico x Terminal Alvorada)
Reforço da linha 133 (Rodoviária x Metrô Estácio)
Linha Especial 016 Santos Dumont x Metrô Cinelândia

RECOMENDAÇÃO DE COMO CHEGAR AO MARACANÃ

Da Zona Sul:
O passageiro deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso.

Da Zona Norte:
O passageiro deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso. Se preferir, o espectador pode utilizar o trem, desembarcando na Estação São Cristóvão.

Da Barra da Tijuca:
Linha circular de ônibus Orla x Alvorada percorre a orla da Barra até o Terminal Alvorada, onde o passageiro deve embarcar no BRT Transcarioca com destino à Estação do BRT Vicente de Carvalho para fazer a integração. O usuário deve, então, seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristóvão, conforme cor do ingresso.

De Jacarepaguá:
O passageiro deve embarcar na Estação do BRT Taquara com destino à Estação do BRT Vicente de Carvalho para fazer a integração, de onde deve seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristóvão, conforme cor do ingresso.

Da Zona Oeste:
– Trens partem da Estação Santa Cruz, sentido Central do Brasil, e os espectadores devem desembarcar na Estação de trem de São Cristóvão ou Maracanã.
– Ônibus do BRT Transoeste saem do Terminal Santa Cruz e seguem até o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, para fazer integração para o BRT Transcarioca até a Estação do BRT Vicente de Carvalho e seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristóvão, conforme cor do ingresso.

Da Central do Brasil:
– Trens partem da Central do Brasil com destino à Estação de São Cristóvão e Maracanã.
– Metrô sai da Central do Brasil e o passageiro deve desembarcar na estação indicada, conforme cor do ingresso.

Do Aeroporto Santos Dumont:
O espectador deve embarcar na linha especial de ônibus Santos Dumont x Cinelândia e desembarcar no ponto em frente à Estação de metrô Cinelândia, de onde deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso.

Do Aeroporto Internacional do Galeão – Antonio Carlos Jobim:
O passageiro deve embarcar no BRT Transcarioca com destino à Estação do BRT Vicente de Carvalho e seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

Da Rodoviária:
No Terminal Padre Henrique Otte, o usuário deve embarcar na linha de ônibus 133, desembarcar no ponto em frente à estação de Metrô Estácio e seguir, de metrô, até a Estação São Francisco Xavier.

DETALHAMENTO DO ITINERÁRIO DAS LINHAS DE ÔNIBUS QUE PASSAM PELA REGIÃO DO MARACANÃ

LINHA: 238
Desvio Sentido Centro: Itinerário inalterado
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Campos Sales – Rua Mariz e Barros – Rua Almirante Cochrane – Rua Santo Afonso – Rua Major Ávila – Avenida Maracanã
Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros, próximo à Rua Ibituruna

LINHA: 420, 421, 432, 433
Desvio Sentido Centro: Itinerário inalterado
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Prof. Gabizo – Rua Mariz e Barros – Rua Alm. Cochrane – Rua Santo Afonso – Rua Major Ávila – Pça. Varnhagen
Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros, próximo à Rua Lúcio de Mendonça e Rua Major Ávila

LINHA: 438, 439
Desvio Sentido Centro: Itinerário inalterado
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Senador Furtado – Rua Mariz e Barros – Rua Alm. Cochrane – Rua Santo Afonso – Rua Major Avila – Pça. Varnhagen
Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros , próximo à Rua Ibituruna e Rua Major Ávila, próximo à Avenida Maracanã

LINHA: 638
Desvio Sentido Centro: sentido inalterado
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Prof. Gabizo – Rua Mariz e Barros – Rua Alm. Cochrane – Rua Santo Afonso – Rua Major Avila – Pça. Varnhagen
Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros, próximo à Rua Lúcio de Mendonça e Rua Professor Manoel de Abreu.

LINHA: 247, 249, 254, 363, 383, 391, 457, 459, 2251
Desvio Sentido Centro: Rua São Francisco Xavier – Rua Morais e Silva – Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Osvaldo Aranha – Rua Teixeira Soares
Desvio Sentido Zona Norte: Av. Osvaldo Aranha – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Av. Vinte e Quatro de Maio
Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (Estação Mangueira)

LINHA: 232, 423, 425, 434, 435, 436, 340, 341, 346, 347, 353, 368, 2110, 2111, 2114
Desvio Sentido Centro: Rua São Francisco Xavier – Rua Morais e Silva – Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Osvaldo Aranha – Rua Teixeira Soares
Desvio Sentido Zona Norte: Av. Pres. Castelo Branco – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Rua Souza Dantas – Av. Mal. Rondon – Rua São Francisco Xavier – Boulevard Vinte e Oito de Setembro
Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (sentido Centro, em frente ao Colégio Militar), Avenida Maracanã (sentido Centro, estação São Cristóvão) e Boulevard Vinte e Oito de Setembro (sentido Grajaú, próximo à Rua Jorge Hudge).

LINHA: 464
Desvio Sentido Centro: Rua Luis de Matos – Rua São Francisco Xavier – Rua Morais e Silva – Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Osvaldo Aranha – Rua Teixeira Soares
Desvio Sentido Zona Norte: Av. Osvaldo Aranha – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Rua Souza Dantas – Av. Mal. Rondon – Rua São Francisco Xavier – Rua Oito de Dezembro. Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (sentido Centro, próximo à Rua Manoel de Abreu), Avenida Maracanã (sentido Centro, Estação São Cristóvão), Avenida Presidente Castelo Branco, sentido Zona Norte (Estação São Cristóvão) e Rua São Francisco Xavier (Estação Mangueira).

LINHA: 454, 455, 456, 458
Desvio Sentido Centro: itinerário inalterado
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Av. Vinte e Quatro de Maio.
Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (Estação Mangueira) e Rua Ibituruna (em frente à Universidade Veiga de Almeida).

LINHA: 222
Sentido Centro: itinerário inalterado
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Rua Souza Dantas – Av. Mal. Rondon – Rua São Francisco Xavier -Rua Oito de Dezembro.
Ponto remanejado para: Rua Ibituruna (em frente à Universidade veiga de Almeida) e Rua Oito de Dezembro.

LINHA: 239
Desvio Sentido Centro: itinerário inalterado
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Mariz e Barros – Rua Alm. Cochrane – Rua Major Ávila – Pça. Varnhagen – Rua Felipe Camarão – Boulevard Vinte e Oito de Setembro – Rua Jorge Rudge – Rua Luis de Matos – Rua São Francisco Xavier
Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros (próximo à Rua Lúcio de Mendonça), Rua Major Avila (próximo a Av.Maracanã), Boulevard Vinte e Oito de Setembro e Rua Luis de Matos (próximo à Rua São Francisco Xavier)

LINHA: 460, 461, 462, 463
Desvios circulares: Av. Osvaldo Aranha – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Rua Souza Dantas – Av. Mal. Rondon – Vd. da Mangueira – Rua Visc. de Niterói – Av. Bartolomeu de Gusmão – Av. Bartolomeu de Gusmão.
Sem alteração de ponto de ônibus

LINHA: 665
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Gal. Canabarro – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Rua Souza Dantas – Av. Mal. Rondon – Vd. da Mangueira – Rua Visc. de Niterói – Av. Bartolomeu de Gusmão – Rua Gal. Herculano Gomes.
Desvio Sentido Tijuca: Rua Gal. Herculano Gomes – Rua Visc. de Niterói – Vd. da Mangueira – Av. Mal. Rondon – Rua São Francisco Xavier
Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (em frente ao Colégio Militar e próximo à Rua Jaceguai).

LINHA: 711
Desvio Sentido Centro: itinerário inalterado
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Campos Sales – Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier.
Ponto remanejado para: Rua Ibituruna e Rua São Francisco Xavier (Estação Mangueira)

LINHA: 2203
Desvio Sentido Centro: Rua Barão de Mesquita – Rua São Francisco Xavier – Rua Morais e Silva – Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Osvaldo Aranha – Rua Teixeira Soares.
Desvio Sentido Zona Norte: Vd. dos Marinheiros – Av. Osvaldo Aranha – Rua Pará – Rua Paraiba – Rua Mariz e Barros – Rua Alm. Cochrane – Rua Santo Afonso – Rua Major Avila – Av. Maracanã.
Ponto remanejado para: Av. Pres. Castelo Branco (sentido Centro, em frente à Estação São Cristóvão), Praça da Bandeira (sentido Rua Pará), Rua Mariz e Barros, Rua Major Avila (próximo à Avenida Maracanã)

LINHA: 605, 609
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Marques de Valença – Rua Alm. Cochrane – Rua Santo Afonso – Rua Major Avila – Av. Maracanã – Pça. Varnhagen. Desvio Sentido Largo da Segunda Feira: itinerário inalterado

LINHA: 606
Desvio Sentido Centro: itinerário inalterado
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Francisco Bicalho – alça de acesso a Av. Paulo de Frontin – Av. Paulo de Frontin – Rua Joaquim Palhares – Rua Barão de Iguatemi – Rua Felisberto de Menezes – Rua Mariz e Barros.
Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros (em frente ao Instituto de Educação).

LINHA: 622
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Barão de Mesquita – Rua Major Avila – Pça. Varnhagen – Rua Felipe Camarão – Boulevard Vinte e Oito de Setembro – Rua Jorge Rudge – Rua Luis de Matos – Rua São Francisco Xavier.
Desvio Sentido Tijuca: itinerário inalterado
Ponto remanejado para: Rua Barão de Mesquita (em frente à igreja Santo Afonso), Rua Felipe Camarão (próximo à Avenida Vinte e Oito de Setembro) e Rua Luis de Matos (próximo à Rua São Francisco Xavier)

LINHA: 629
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Felipe Camarão – Boulevard Vinte e Oito de Setembro – Rua Jorge Rudge – Rua Luis de Matos – Rua São Francisco Xavier.
Desvio Sentido Tijuca: itinerário inalterado
Ponto remanejado para: Rua Barão de Mesquita (em frente à igreja Santo Afonso), Rua Felipe Camarão (próximo à Avenida Vinte e Oito de Setembro) e Rua Luis de Matos (próximo à Rua São Francisco Xavier)

LINHA: 627, 630
Desvio Sentido Zona Norte: Rua Gonzaga Bastos – Rua Duque de Caxias – Rua Gal. Zenóbio da Costa – Rua Luís de Matos – Rua São Francisco Xavier.
Desvio Sentido Tijuca: itinerário inalterado
Ponto remanejado para: Rua Gonzaga Bastos (próximo à Rua Teodoro da Silva) e Rua Luís de Matos (próximo à Rua São Francisco Xavier)

TRÂNSITO

Durante todo período da Copa do Mundo serão montadas diversas operações de trânsito especiais na cidade. Durante todos os dias de jogos da Copa ocorrerá o FIFA Fan Fest na Praia de Copacabana e nos dias 15, 18, 22, 25 e 28 de junho e 04 e 13 de julho ocorrerão no Maracanã jogos da Copa do Mundo. As operações especiais contemplam pontos de bloqueio, proibição de estacionamento, rotas alternativa, acessos dos pedestres, logística operacional, entre outros. 

Além disso, será montado um esquema especial para ao fretados. Os veículos fretados que acessarem o Rio de Janeiro durante todo o período da Copa do Mundo deverão se dirigir para a Ilha do Fundão, onde ficarão estacionados por todo o período em que permanecerem na cidade. Os passageiros deverão utilizar o transporte público para deslocarem-se no município. Já nos dias de jogos no Maracanã, haverá restrição de circulação de qualquer veículo fretado de passageiros no entorno do estádio.

Toda a operação contará com 1.650 controladores da CET-RIO e agentes da Guarda Municipal. Serão empregados também 65 veículos operacionais e 85 motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Serão utilizados 70 painéis de mensagens variáveis – entre fixos e móveis – que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego já a partir da segunda-feira anterior ao jogo. Além disso, 40 reboques da CET-RIO serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

O Centro de Operações da Rio irá monitorar toda a área do evento, permitindo que técnicos da CET-RIO implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios no entorno do Maracanã.

 

VEICULOS FRETADOS

O público que chegar de ônibus ou vans fretados deve estar atento às normas vigentes municipais. Os veículos fretados deverão seguir para a Ilha do Fundão, onde deverão ficar estacionados por todo o tempo que ficarem na cidade.

Aos passageiros que desembarcarem no estacionamento Ilha do Fundão, recomenda-se utilizar o serviço de ônibus Fundão-Del Castilho. A partir da estação de metrô Del Castilho será possível acessar os transportes públicos municipais e chegar aos destinos desejados.

Os fretados regulares da cidade poderão circular normalmente no período da Copa do Mundo, porém apenas nos dias de jogos no Maracanã – a saber, dias 15, 18, 22, 25 e 28 de junho e dias 04 e 13 de julho – das 9 (nove) horas da manhã até 3 (três) horas após o término de cada partida não será permitido o acesso de nenhum ônibus ou van fretados no interior do polígono delimitado pelas seguintes vias (excluindo tais vias da restrição): Av Francisco Bicalho, pista lateral; R. Elpídio Boamorte; Descida do Viaduto dos Marinheiros; Av. Paulo de Frontin; R. João Paulo I; R. Dr. Satamini; Av. Heitor Beltrão; R. Conde de Bonfim; R. José Higino; R. Barão de Mesquita; R. Barão de São Francisco; Viaduto Agenor de Oliveira; R. Visconde de Niterói; R. Ana Néri; R. São Luís Gonzaga; R. Campo de São Cristóvão; R. Figueira de Melo; R. Francisco Eugênio.

O polígono define uma área de restrição de circulação para fretados a cerca de 3km de distância do Maracanã.

Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

 

DIAS DE JOGOS NO MARACANÃ

A operação no entorno do estádio será iniciada às 17h do dia anterior, com a implantação das áreas em que haverá proibição de estacionamento e tem previsão de término às 2 horas pós o término da partida com o reestabelecimento do trânsito em condições habituais em toda a região impactada.

 

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES

Dia do jogo 6h antes da partida

A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:
– Rua Prof. Eurico Rabelo;
– Rua Visconde de Itamarati;
– Rua Isidro de Figueiredo;
-Rua Artur Menezes;
-Rua Conselheiro Olegário;

Dia do jogo 4h antes da partida

– Av. Radial Oeste (Av. Pres. Castelo Branco) sentido Centro;
– Av. Maracanã em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã;
– Viaduto Oduvaldo Cozzi;
– Viaduto de São Cristóvão;
– Av. Prof. Manoel de Abreu em ambos sentidos, no trecho próximo ao Maracanã;
– Rua Mata Machado;
– Radialista Waldir Amaral.

Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

 

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

– A Rua Prof. Eurico Rabelo funcionará em mão dupla para circulação dos veículos autorizados e de serviço do evento;
– O Viaduto Oduvaldo Cozzi funcionará como via exclusiva para pedestres, por onde será feita a ligação das estações de trem e metrô de São Cristóvão ao Estádio;
– O acesso a São Cristóvão, pelo viaduto junto à Estação, estará bloqueado. Os veículos deverão utilizar a Rua Ceará ou seguir até o Viaduto da Mangueira.

ROTAS ALTERNATIVAS
A seguir estão as principais rotas alternativas que deverão ser utilizadas pelos motoristas, com a indicação de sua origem e destino:

– Do Centro para Tijuca
Radial Oeste (Oswaldo Aranha), Rua Pará, Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros

– Do Centro para Grajaú e Vila Isabel
Ruas Teixeira Soares, Souza Dantas, Marechal Rondon, São Francisco Xavier, Oito de Dezembro, Duque de Caxias, Torres Homem
– De São Cristóvão para Tijuca
Visconde de Niterói, Viaduto da Mangueira, São Francisco Xavier

– Da Tijuca para a Praça da Bandeira
Ruas Haddock Lobo ou Heitor Beltrão, Gonçalves Crespo e Mariz e Barros

– Do Meier para o Centro
Marechal Rondon, Visconde de Niterói, Bartolomeu de Gusmão, Francisco Eugênio

– Do Meier para Tijuca/Grajau e Vila Isabel
Seguir pelo Túnel Noel Rosa

– Do Meier e Av. Brasil
Marechal Rondon, Viaduto da Mangueira, Visconde de Niterói, Ana Neri, São Luiz Gonzaga, Prefeito Olympio de Melo

– De Vila Isabel para Tijuca e Centro
Teodoro da Silva, Pereira Nunes, Barão de Mesquita, General Roca, Conde de Bonfim, Haddock Lobo