Início Plantão Rio Prefeitura aumentou em 30% os serviços de drenagem do verão 2012

Prefeitura aumentou em 30% os serviços de drenagem do verão 2012

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, apresentou nesta terça-feira, dia 15 de maio, no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, balanço do programa de drenagem urbana do verão 2011/2012. A apresentação foi feita durante homenagem aos servidores que mais se destacaram nos trabalhos de drenagem na cidade.

 

Durante o período de novembro a abril, quando são registradas as maiores incidências de chuva na cidade, o grupo de 82 turmas de drenagem, que atende toda a cidade na manutenção e desobstrução do sistema de escoamento da água da chuva, realizou limpeza de 719.033 metros de galerias de águas pluviais, de 110.913 caixas de ralo, 24.465 caixas de contenção e poços de visita, além de 54.174 canaletas. Esses números representam aumento de 30% na capacidade de atendimento, frente ao registrado no mesmo período, no verão 2010/2011.

A ampliação do serviço deve-se ao aumento da produtividade e às novas equipes contratadas pela Prefeitura do Rio, o que permitiu a implantação de novos horários de plantões e aquisição de novos equipamentos como os caminhões do tipo vac all, sewer-jet e equipamentos conjugados com hidrojato.

O trabalho preventivo, realizado semanalmente por equipes da Coordenadoria Geral de Conservação (CGC) e da Comlurb, também conta com outros 50 equipamentos dedicados exclusivamente à drenagem, entre caminhões conjugados, escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras e é realizado todos os dias, inclusive durante as madrugadas, finais de semana e feriados, além dos plantões regulares, reforçando a pronta resposta da cidade em caso de formação de bolsões d água ou alagamentos decorrentes de chuvas fortes.

A prioridade no atendimento foi dada aos pontos com alta incidência de alagamentos como a orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, região da Tijuca e Praça da Bandeira, Avenida Brasil, entorno da Praça da Cruz Vermelha, Estrada do Pau Ferro, Largo do Tanque e Avenida Santa Cruz.

“Hoje comemoramos com nossos servidores as metas atingidas, mas o esforço para cuidar da drenagem é permanente. Nossas equipes seguem trabalhando todos os dias para manter adequadamente o sistema de drenagem da cidade”, disse o secretário de Conservacao e Serviços Públicos Carlos Roberto Osorio.

 

Fonte: Prefeitura do Rio