Início Plantão Barra Prefeitura coloca mais um prédio abaixo

Prefeitura coloca mais um prédio abaixo

Por Joyce Pimentel*

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) começou a demolir, ontem, um prédio de cinco andares, na comunidade do Tirol, na Freguesia, em Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade. As obras do chamado "Empire States" do Tirol foram embargadas pela Secretaria de Urbanismo, e o prédio foi interditado, em seguida, pela Defesa Civil por ter problemas estruturais e risco iminente de desabamento.
A denúncia sobre a construção irregular foi feita à Subprefeitura da Barra da Tijuca há 10 dias. No local, seriam construídos 57 apartamentos quitinetes, fora das medidas adequadas. Famílias que moravam no primeiro andar da edificação deixaram o imóvel pela interdição.
O secretário de Ordem Pública, Rodrigo Betlhem, que acompanhou os trabalhos de demolição ao lado dos subsecretários de Controle Urbano, Alex Costa, de Operações, Carlos Oliveira e do subprefeitro da Barra, Tiago Mohamed, criticou aqueles que insistem em colocar a vida das pessoas em risco, ao levantarem construções sem autorização ou amparo técnico da prefeitura.
— Trata-se de mais um ato de especulação imobiliária em comunidades. Além de oferecer risco de desabamento, essa construção ameaçava a integridade física das pessoas do entorno — afirmou Bethlem.
O secretário disse ainda que os custos da demolição serão repassados aos proprietários dessas obras.
— A Prefeitura poderia estar investindo esse dinheiro em obras para a comunidade — disse.
A Polícia Civil investiga quem são os verdadeiros donos da construção. Para as obras de demolição, com término previsto para hoje (01/04), com a entrada de uma retro escavadeira, foram mobilizadas 70 pessoas entre guarda municipais, policiais civis, militares, agentes da Seop, funcionários da Secretaria Municipal de Obras, Comulrb, Light, Defesa Civil e da Subprefeitura.

* repórter especial AIB – [email protected]

Fonte: AIB