Início Plantão Brasil Prefeitura divulga novas ações da rede Pacto do Rio

Prefeitura divulga novas ações da rede Pacto do Rio

Fotos: Raphael Lima

 

5562787 (640x472)

 

Na manhã de terça-feira, dia 1º de setembro, o prefeito Eduardo Paes participou do anúncio das novas ações da rede Pacto do Rio, criada pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) e integrada por organizações da sociedade civil com o objetivo de construir uma cidade mais justa, conectada, participativa e segura.

 

5563003 (640x428)

 

Criado em 2014, o pacto – formado por 21 sócios, 17 investidores e 1 conselho – tem um modelo de governança descentralizado, sem hierarquias e orgânico. É um movimento inédito em uma megalópole, com foco na integração entre favela e asfalto e na oferta de oportunidades para os jovens. A rede reúne diversos setores (público, privado, academia e terceiro setor) da população para troca de informações e planejamento de novas iniciativas para fazer do Rio uma cidade mais integrada e inclusiva.

 

 

– O pacto é uma conjunção de esforços de todas as entidades governamentais, não governamentais, sociais, de cidadania, que buscam melhorar a cidade. E a integração da cidade com a favela é um desses elementos fundamentais, entre outros que têm de acontecer. Trazer esse debate para fora do governo é algo fundamental. O Rio passou muito tempo pensando pequeno e essa cidade precisa de ousadia e pensar grande para avançar cada vez mais – disse Paes.

 

 

 

Nesta nova fase do Pacto do Rio, o IPP continuará a ser o centro de informações e conhecimento da rede, enquanto a ACRio será um de seus principais articuladores, assumindo a gestão institucional e sendo sede física da iniciativa. O pacto é uma das prioridades do Projeto ACRio 2015 – 2017, que consiste na consolidação da Zona Internacional de Serviços (ZIS) – um polo de ação e integração que atuará como Rede das Redes, conectando as cadeias produtivas, viabilizando a realização de projetos, gerando negócios e visando ao desenvolvimento socioeconômico do Rio.

 

 

 

– O Pacto é uma rede integrada entre organizações de diversos setores da sociedade, em que é possível ter progresso mesmo em um país em crise, promovendo o desenvolvimento sustentável a partir de informações qualificadas e compartilhadas pelo IPP – explicou a presidente do Instituto Pereira Passos, Eduarda La Rocque.

 

 

 

Durante o evento, o prefeito e demais parceiros do Pacto do Rio assinaram um termo de cooperação multilateral inédito no Rio de Janeiro, no qual cada participante tem a responsabilidade e a função definida para que o projeto tenha sustentabilidade e inclusão garantidas. São parceiros a Associação Comercial, a Nissan, o INAE e o Fórum Nacional, a SDSN Brasil e a Rede de Progresso Social. 

 

 

 

 

 

Imagens relacionadas: