Início Plantão Barra Prefeitura do Rio abre inscrições para curso de Bombeiro Profissional Civil

Prefeitura do Rio abre inscrições para curso de Bombeiro Profissional Civil

O ano começa com oportunidades para quem quer investir seu tempo no aprendizado e aperfeiçoamento de uma nova profissão. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) abre, na segunda-feira (07/01), as inscrições para o curso de Bombeiro Profissional Civil. O treinamento tem como objetivo principal atender a demanda dos ambulantes informais que quiserem migrar de atividade profissional. 

 

“A ideia é oferecer novas oportunidades de trabalho aos ambulantes através do aprendizado e especialização numa profissão que proporciona boa perspectiva em termos de crescimento financeiro e profissional”, explica o subsecretário de Trabalho e Emprego, Leandro Pereira.

 

As inscrições serão recebidas, até o próximo dia 18, nos Centros Municipais de Trabalho e Emprego (CMTEs), das 10h às 15h, através do preenchimento de ficha cadastral básica. É obrigatório que o candidato forneça telefone, nem que seja de recado, e email.

 

Previsto para começar no dia 28 de janeiro, o curso será dividido em dois módulos, totalizando 80 horas de aulas presenciais, todas as segundas-feiras das 7h às 12h, no Parque Madureira (Rua Manoel Martins s/n, em Madureira), Zona Norte da cidade.

 

O conteúdo é construído com base na realidade das atividades práticas de um bombeiro profissional civil, com aulas teóricas e práticas. Como se trata de uma capacitação, algumas orientações são destacadas: ao final das 80 horas, o participante beneficiado pelo curso receberá um certificado de capacitação de Bombeiro Profissional Civil, no entanto, para que o aluno esteja apto a trabalhar como Bombeiro Profissional Civil, ele precisará fazer homologação em uma empresa credenciada ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro – CBMERJ, devendo custear as despesas de tal procedimento.

 

Vale lembrar que a camisa e o boné do uniforme serão disponibilizados pela prefeitura, através da SMDEI.

 

 

Bombeiro Civil

É o profissional de Segurança Contra Incêndio (SCI). Trabalha em shopping, museus, condomínios e shows, entre outros locais. Focados em apenas um único ambiente, conseguem evitar acidentes de diferentes naturezas. Entre as suas tarefas estão a prevenção de riscos ao patrimônio e às pessoas, inspeções e exames para adequação às legislações de segurança vigentes, prevenção de vazamentos, testes em equipamentos de proteção, prestação de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, além do controle das situações até que a força militar chegue. 

 

 

Endereços dos CMTEs:

 

– Campo Grande: Rua Barcelos Domingos, 162 

 

– Jacarepaguá: Estrada do Guerenguê, 1.630 

 

– Méier: Rua 24 de Maio, 931 

 

– Centro/Ciad: Avenida Presidente Vargas, 1.997 (atendimento exclusivo a pessoas com deficiência)

 

– Ilha do Governador: Estrada do Dendê, 2.080

 

– Providência: Rua da América, 81 

 

– Guadalupe: Rua Luiz Coutinho Cavalcanti, 576

 

– Santa Cruz: Rua Lopes Moura, 58