Início Destaque Prefeitura do Rio abre mais um novo centro de atendimento a pacientes...

Prefeitura do Rio abre mais um novo centro de atendimento a pacientes com síndrome gripal no Leblon

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, abriram nesta sexta-feira (7/1) o oitavo centro de atendimento a pacientes com síndrome gripal para reforçar a assistência à população. A unidade funcionará no Ciep Nação Rubro Negra, no Leblon. Na quinta-feira (6/1), a prefeitura já tinha inaugurado um centro no Clube dos Servidores Municipais, na Cidade Nova.

– O nosso objetivo é vacina, vacina, vacina. E chamamos também a atenção para a importância da testagem. Por isso, abrimos novos polos de atendimento em diversas áreas da cidade. Precisamos, neste momento, de uma consciência coletiva. Quem não tomou a primeira dose, a segunda ou está elegível para a dose de reforço, vá se vacinar – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Os centros atenderão pessoas com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato e/ou paladar. Será realizada também testagem para Covid-19, conforme indicação médica.

Os sete centros que já foram inaugurados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atendimento de pacientes com sintomas de síndrome gripal estão localizados na Vila Olímpica do Alemão, Parque Olímpico da Barra, Vila Olímpica de Honório Gurgel, Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho (Bangu), Unidade Ambulatorial Almir Dulton (Campo Grande), Policlínica Rodolpho Rocco (Del Castilho), e no Clube dos Servidores Municipais (Cidade Nova).

– Inauguramos, aqui, no Leblon, em frente ao Hospital Miguel Couto, mais um polo, com capacidade para testar 500 pessoas por dia. Neste centro também podemos fazer atendimento médico, dar os encaminhamentos e orientar os pacientes. Nossa expectativa é ampliar a capacidade para 10 mil testes por dia, até o final da próxima semana, com a abertura de mais dois polos – disse o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

Cerca de 15 mil testes para Covid-19 já foram realizados nesta semana na cidade, de acordo com os dados das redes pública e privada, com taxa de positividade de 41%. Além disso, 80,9% da população carioca total têm o esquema vacinal completo e 24,9% já receberam a dose de reforço.