Início Plantão Rio Prefeitura do Rio aciona sirenes na Rocinha

Prefeitura do Rio aciona sirenes na Rocinha

 

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que, devido ao elevado índice do acumulado pluviométrico registrado na região da Rocinha (200mm nas últimas 96 horas), foi acionado, de forma preventiva, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da Prefeitura do Rio na comunidade. As sirenes foram disparadas às 14h15 deste sábado, dia 9, e cerca de 900 moradores foram orientados por 135 agentes comunitários, da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social, a se dirigirem aos 10 pontos de apoio.

 

Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro acumulado de 200mm de chuva, em 96 horas, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos. De acordo com o Alerta Rio, nas últimas 96 horas, choveu na região da Rocinha mais que o dobro que o esperado para o mês todo.

 

Antes das sirenes tocarem, as lideranças comunitárias treinadas pela Defesa Civil já haviam informado aos moradores sobre a possibilidade de evacuação assim que receberam as mensagens nos celulares que a prefeitura disponibilizou e que compõem o sistema de alerta preventivo.

 

Equipes da Geo-Rio, Secretaria Municipal de Conservação, Comlurb e CET-Rio se deslocam para o local. No momento, enquanto os moradores se dirigem aos pontos de apoio, a Defesa Civil realiza vistorias.

 

Instalado em 102 comunidades, é a segunda vez que o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário de sirenes da Defesa Civil é acionado este ano, sendo a primeira na Rocinha. Em março, o sistema foi acionado na comunidade Sítio Pai João, no Itanhangá. Nas últimas quatro horas, os maiores acumulados de chuva foram: Alto da Boa Vista (17,6mm), Grota Funda (18,4mm) e Barra/Itanhangá (25,8mm).

 

O município continua em Estágio de Atenção, segundo nível em uma escala de quatro, e que significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. A Prefeitura do Rio pede que a população siga as orientações da Defesa Civil.

 

Mais informações podem ser obtidas em tempo real pelo Twitter: www.twitter.com/operacoesrio.

 

Fonte: Prefeitura do Rio