Início Plantão Rio Prefeitura do Rio celebra Mês do Autocuidado nas Escolas

Prefeitura do Rio celebra Mês do Autocuidado nas Escolas

As secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social realizam, entre os dias 8 e 29 de agosto, o projeto “Mês do Autocuidado nas Escolas”.  Tendo em vista os excelentes resultados alcançados em 2014 com o fortalecimento dos vínculos entre as unidades de saúde e unidades escolares, as secretarias ampliaram a iniciativa para todo o mês de agosto, instituindo assim o “Mês do Autocuidado”.

 

 Alex-costa-em-escolas-publi

 

O projeto tem como objetivo desenvolver ações voltadas para alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar. O tema de 2015, “Ecologia do cuidar: cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do ambiente”, propõe o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da Rede Pública Municipal de Ensino, buscando promover uma nova consciência e mudança de atitude em relação ao cuidar.

 

 

 

O planejamento das ações leva em conta o Projeto Político Pedagógico de cada Unidade Escolar e ficará a cargo da própria escola e de seus parceiros. A programação inclui oficinas sobre prática de atividades físicas, alimentação saudável, saúde bucal, cuidados com a pele e prevenção ao uso de álcool e outras drogas, avaliação antropométrica, bem como rodas de conversa sobre a cultura da paz, fortalecimento de vínculos, direitos humanos e cuidados com o ambiente, entre outros assuntos.

 

 

 

O planejamento também inclui outras agendas do calendário do mês de agosto, como o Mês de Valorização da Paternidade, a Semana de Aleitamento Materno, a Campanha Nacional Vacinação Contra Poliomielite, e a Campanha de Multivacinas para atualização do esquema vacinal, que ocorre entre os dias 15 e 31 de agosto.

 

 

 

A meta prevista é atingir todas as unidades da rede municipal de ensino, a partir do planejamento organizado pelos Núcleos de Saúde na Escola e na Creche (NSEC), com a participação das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

 

 

 

As ações do Mês do Autocuidado fazem parte do Programa de Saúde na Escola (PSE Carioca) como uma das estratégias do trabalho intersetorial, que visa contribuir para a formação integral dos estudantes e da comunidade escolar, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.