Início Destaque Prefeitura do Rio divulga relação das escolas que retornam presencialmente

Prefeitura do Rio divulga relação das escolas que retornam presencialmente

A Secretaria Municipal de Educação do Rio apresentou, nesta quarta-feira, 17/2, a lista das primeiras 38 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino que retornarão às atividades presenciais na próxima semana e os detalhes das próximas fases de reabertura das unidades. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, em coletiva de imprensa realizada no Centro de Operações Rio (COR). Serão reabertas escolas de todas as regiões do município no próximo dia 24/2. Nesta primeira fase, voltam parcialmente alunos da Pré-escola, 1.º e 2.º ano do Ensino Fundamental. Toda semana, lista de escolas aptas ao retorno presencial será atualizada no site da SME.

O ensino remoto começou no último dia 8/2, por meio da TV Escola, para toda a rede, e a retomada presencial envolve turmas de 38 escolas, que têm 7.730 estudantes (a partir dos 4 anos de idade). O retorno presencial é facultativo.

As aulas presenciais ocorrerão em unidades adequadas ao protocolo sanitário aprovado pelo Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19. Para evitar aglomeração, a quantidade de alunos estará condicionada à conjuntura epidemiológica de cada Região Administrativa da cidade. Se a situação estiver Moderada (bandeira amarela), as unidades escolares poderão receber 75% de seus alunos. Se estiver Alta (bandeira laranja), 50% de sua capacidade. E se estiver Muito Alta (bandeira vermelha), 30% da capacidade.

Pesquisa com responsáveis de alunos das turmas aptas ao retorno presencial no dia 24/2 constatou que 82% deles desejam que seus filhos e filhas retornem às unidades escolares. Para ocorrer a volta ao ensino presencial, a escuta também privilegiou os profissionais de Educação: os conselhos escola comunidade, diretores, professores e sindicato foram consultados pela SME.

— Esse é um processo gradual e a Educação precisa ser uma prioridade no Rio de Janeiro, pois a reconhecemos como uma atividade essencial e, para isso, ela precisa ser priorizada na sociedade. As escolas precisam ser as últimas a serem prejudicadas e as primeiras a serem beneficiadas nesse momento tão adverso. A escola tem um papel insubstituível no que diz respeito à correção de defasagem de aprendizagem, segurança alimentar e acolhimento socioemocional — destacou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Fases da volta
De acordo com o Plano de Volta às Aulas, na segunda etapa, voltam parcialmente alunos de creches, 3.º ao 6.º ano e 9.º ano. Na 3.ª e última etapa, mais alunos de creches, 6.º ano ao 8.º ano, PEJA e Classes Especiais. Conforme as escolas se adequem às regras, toda quinta-feira serão anunciados os nomes das unidades que retornarão na quarta seguinte. O retorno é optativo para os alunos: cabe aos responsáveis pelo estudante a escolha quanto ao retorno às aulas presenciais, quando estes forem menores de 18 anos. Já os estudantes maiores de idade vão definir diretamente quanto ao retorno às aulas presenciais. E os professores que tiverem comorbidades não atuarão nas escolas, mas sim no modo remoto.

Material pedagógico
Os estudantes que retornarem no próximo dia 24/2 e os demais que seguirem no ensino remoto iniciarão o ano letivo presencial com uniforme e material pedagógico novo. O cartão alimentação no valor de R$ 54,25 também será entregue. A retirada ocorrerá nas escolas a partir de amanhã, 18/2. Os responsáveis serão convocados, de forma escalonada, pelas direções das unidades escolares para a retirada dos kits. Estarão disponíveis: materiais pedagógicos com lápis, borracha, caneta e outros itens; livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD); cadernos pedagógicos; uma camisa de uniforme para todos os alunos e uma camisa extra para estudantes em aula presencial; e um par de tênis por aluno em aula presencial.

Ensino remoto
Desde o início do ano letivo, 8/2, os estudantes da Rede Municipal já podem conferir as videoaulas elaboradas e apresentadas por professores da Rede Municipal. O Rioeduca na TV vai ao ar pelo sinal aberto da TV Escola (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas de Rioeduca na TV também ficam disponíveis no canal da MultiRio no YouTube (www.youtube.com/multiriosme). Além disso, no Portal MultiRio, uma área especial (http://multi.rio/rioeducanatv) reúne informações sobre o Rioeduca na TV, como a programação, e conteúdos relacionados.

No próximo dia 23/2, será lançado o aplicativo Rioeduca em casa, que poderá ser baixado em smartphones dos estudantes e responsáveis. O acesso é gratuito, pois a SME irá patrocinar os dados para os alunos. Estudantes que não têm equipamentos para acessar a internet ou morem em áreas sem cobertura, vão receber o material didático impresso, o Material Rioeduca, e, em algum momento, irão às escolas deixar as atividades didáticas. Caso o aluno tenha alguma dúvida, ela será respondida na próxima vez em que ele for à escola buscar suas atividades didáticas.

Escolas que retornarão presencialmente no dia 24/2:
EM MARECHAL ESPERIDIÃO ROSAS – CAJU
EM MEM DE SÁ – RIO COMPRIDO
EM PEREIRA PASSOS – RIO COMPRIDO
EM HUMBERTO DE CAMPOS – MANGUEIRA
EM EDUCANDÁRIO ROMÃO DE MATTOS DUARTE – FLAMENGO
EM VITAL BRASIL – CATETE
EM BOMBEIRO GERALDO DIAS – TIJUCA
EM FREI CASSIANO – TIJUCA
EM MÁRIO FACCINI – ALTO DA BOA VISTA
EM PROFESSOR AFONSO VÁRZEA -INHAÚMA
EM JOSÉ EDUARDO DE MACEDO SOARES – MÉIER
EM MEDEIROS E ALBUQUERQUE – ENGENHO NOVO
EM WALT DISNEY – RAMOS
EM CLÓVIS BEVILÁQUA – OLARIA
EM SUÍÇA – PENHA
EM SÃO JOÃO BATISTA – CORDOVIL
EM PRESIDENTE GRONCHI – JARDIM AMÉRICA
EM ALBERT SABIN – VILA DA PENHA
EM MÁRIO PENNA DA ROCHA – HONÓRIO GURGEL
EM MOZART LAGO – OSWALDO CRUZ
EM ROSTHAM PEDRO DE FARIAS – CAVALCANTE
EM MAURICE MAETERLINCK – GUADALUPE
EM PROFESSOR ESCRAGNOLLE DÓRIA – COSTA BARROS
EM TEMISTOCLES DALMÁCIO PEREIRA – BARROS FILHO
EM LINCOLN BICALHO ROQUE- CURICICA
EM GOLDA MEIR – BARRA DA TIJUCA
CIEP JOÃO BATISTA DOS SANTOS – CIDADE DE DEUS
EM SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI – SENADOR CAMARÁ
EM FERNANDO MAXIMILIANO – SANTÍSSIMO
EM RAUL FRANCISCO RYFF – SENADOR CAMARÁ
EM PROFESSOR LAURO TRAVASSOS – PADRE MIGUEL
EM ALBERTO NEPOMUCENO – COSMOS
EM MIGUEL DE LARREINAGA – CAMPO GRANDE
EM COMUNIDADE JARDIM PEDREGOSO – CAMPO GRANDE
EM PROf DIONE FREITAS FELISBERTO DE CARVALHO – SANTA CRUZ
EM RIVADÁVIA MANOEL PINTO – PEDRA DE GUARATIBA
EM PADRE JOSÉ DE ANCHIETA – JARDIM GUANABARA – ILHA DO GOVERNADOR
EM ANITA GARIBALDI – BAIRRO GALEÃO – ILHA DO GOVERNADOR