Início Plantão Rio Prefeitura do Rio encerra operações no Aterro Sanitário de Gramacho

Prefeitura do Rio encerra operações no Aterro Sanitário de Gramacho

 

 

O prefeito Eduardo Paes encerrou as atividades do Aterro Metropolitano de Gramacho, dando lugar à Usina Biogás, que vai gerar energia a partir do lixo acumulado ao longo de décadas no local. O “gás verde” será vendido para a Refinaria Duque de caxias (Reduc).

 

Todo lixo produzido no Rio de Janeiro terá como destino o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR Rio), em Seropédica, inaugurado em 2011.

– É um momento histórico, a comemoração de um fato fundamental para o Rio que, há mais de 30 anos, cometeu este crime ambiental às margens da Baía de Guanabara. Fechar o lixão é uma vitória.

 

A Prefeitura do Rio indenizou todos os catadores. Foram cerca de R$ 14 mil para cada um e vamos continuar ajudando. Receber a Rio+20 sem o aterro e com um centro de tratamento de resíduos adequado, o inicio do saneamento da Zona Oeste e a inauguração do primeiro BRT mostra, sem dúvidas, a importante transformação do Rio nesses 20 anos – disse o prefeito.

 

Paes ainda anunciou a inauguração, nos próximos 15 dias, do primeiro centro de reciclagem, em parceria com o BNDES, em Irajá. Com a unidade, vai aumentar o percentual da coleta seletiva na cidade.

 

Para a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, este foi um momento muito importante para a cidade e para o país.

 

– Isso aqui incomodava, era uma pedra mal contada na história ambiental do Brasil. O país avançou muito nos últimos 20 anos em termos de meio ambiente. O encerramento de Gramacho e o novo centro de tratamento acolhem as prioridades de mudanças do clima. É mais uma vez o município atuando de maneira global. O encerramento de Gramacho é um momento histórico para area ambiental, social do país e sustentável da cidade, do estado e para o Brasil – afirmou.

 

No local foi instalada uma placa proibindo o despejo de resíduos. Uma corrente fechada por um grande cadeado agora impede o acesso ao aterro.

 

Estiveram presentes ao encerramento do lixão os secretários municipais da Casa Civil, Pedro Paulo Teixeira; de Conservação, Carlos Roberto Osório, e de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz; a presidente da Comlurb, Angela Fonti, e o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc.