Início Plantão Rio Prefeitura do Rio faz operação de combate ao crack em Madureira

Prefeitura do Rio faz operação de combate ao crack em Madureira

A Secretaria Municipal de Assistência Social, com o auxílio da Polícia Militar, realizou uma operação de combate ao crack em Madureira, na zona norte da capital fluminense. A ação tinha como objetivo retirar moradores de rua e usuários de droga da região.

 

Segundo o psicólogo da secretaria Cláudio Reis, a ação foi motivada pelo elevado número de denúncias que a Ouvidoria da Prefeitura do Rio recebeu nas últimas semanas. Apesar de avaliar como positivo o saldo da operação, Reis considera a área complexa para a realização de operações, pois acaba englobando bairros vizinhos.

 

“É uma área muito grande que reúne Madureira, Marechal Hermes e Cascadura, então é uma região difícil de convencimento dos moradores de rua e também muito perigosa”, disse.

 

A ação resultou na retirada de mais de 40 pessoas das ruas do bairro. A operação contou com aproximadamente 30 agentes, entre funcionários da Assistência Social e policiais militares. De acordo com os agentes, a maioria dos acolhidos é de usuários de drogas.

 

Moradora do bairro de Marechal Hermes, a aposentada Cremilda da Silva Pereira, elogiou a operação e disse não se sentir segura para andar na região. Com bom humor a aposentada contou que a filha foi assaltada à luz do dia. “Minha filha é freguesa [dos criminosos], não só aqui em Madureira como em Marechal Hermes. Eram duas horas da tarde, ela estava falando ao celular e a gente escutou: perdeu, perdeu”, disse.

 

Todas as pessoas retiradas das ruas do bairro foram encaminhadas para o setor de triagem da secretaria para identificação e, depois, levadas para abrigos da prefeitura. A Secretaria de Assistência Social reforçou o pedido para que os moradores continuem denunciando áreas da cidade onde existam as chamadas cracolândias pelo telefone 1746, da central de atendimento da prefeitura carioca.

 

Fonte: Agência Brasil