Início Destaque Prefeitura do Rio inaugura Avenida Boulevard da Barra Olímpica

Prefeitura do Rio inaugura Avenida Boulevard da Barra Olímpica

A via liga a Estrada dos Bandeirantes a Salvador Allende

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta sexta-feira (14/6), uma nova via para melhorar significativamente o fluxo de trânsito no recém-criado bairro da Barra Olímpica, na Zona Oeste da cidade. Com 678 metros de extensão e 36 metros de largura, a Avenida Boulevard da Barra Olímpica vai fazer a ligação entre a Estrada dos Bandeirantes e a Avenida Salvador Allende, ajudando no acesso aos bairros das Vargens, Camorim, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.

Projeto da Prefeitura, a obra foi custeada pela Riva Incorporadora e pela Ager, e toda a infraestrutura, incluindo sinalização, iluminação pública com fiação subterrânea e ciclovia, foi responsabilidade da iniciativa privada. O projeto de todo o Boulevard, com praças e jardins, é do renomado paisagista Sérgio Santana, que utilizou espécies nativas de plantas, conforme sugestão do órgão ambiental da cidade. O investimento total na construção da via é de cerca de R$ 20 milhões.

– Essa é mais uma importante via da região, que cria uma nova ligação entre a Estrada dos Bandeirantes e a Avenida Salvador Allende, melhorando muito a mobilidade urbana nesse trecho. Trata-se de uma intervenção que faz parte do planejamento urbanístico da Prefeitura do Rio e, conforme o desenvolvimento de cada região, novas vias vão sendo abertas – ressaltou o subprefeito da Barra, Raphael Lima.

A obra é uma contrapartida exigida pela Prefeitura para o licenciamento do empreendimento e é uma via projetada pelo setor de planejamento urbano, que ajuda a evitar a sobrecarga na infraestrutura existente no local. A solenidade de inauguração contou com a participação do subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima, o superintendente da Riva no Rio de Janeiro, Marcelo Pezzino Sathler, e o sócio fundador da Ager, Ernesto Neves Raposo.