Início Plantão Barra Prefeitura do Rio inaugura novo Conselho Tutelar na Taquara em Jacarepaguá

Prefeitura do Rio inaugura novo Conselho Tutelar na Taquara em Jacarepaguá

  grupo

A Prefeitura do Rio inaugurou nesta quinta-feira (24/09) mais um Conselho Tutelar (CT) na cidade. A 18ª unidade do município funcionará na Taquara, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. No local, serão atendidos os moradores dos bairros da Freguesia, Pechincha, Tanque, Taquara, Praça Seca e Vila Valqueire. A abertura da nova unidade faz parte do processo de ampliação do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) nos últimos três anos.

 

 

No dia 4 de outubro, os moradores da cidade do Rio de Janeiro poderão eleger os novos conselheiros tutelares para o quadriênio 2016/2019. Qualquer morador do Rio, maior de 16 anos, poderá votar portando documento válido com foto, título de eleitor ou comprovante de votação, em 480 postos de votação em toda cidade, ainda a serem divulgados pela secretaria.

 

 

 

O Conselho Tutelar é um órgão responsável por fiscalizar o cumprimento dos direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Cada Conselho é formado por cinco membros, escolhidos pela comunidade para um mandato de três anos. EOs conselheiros são responsáveis por fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes e dar encaminhamento adequado para a solução de problemas como discriminação, exploração, negligência, opressão, violência e crueldade que apresentem como vítimas as crianças ou adolescentes.

 

 

 

Os Conselhos Tutelares funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Estrada do Tindiba, 2.527.