Início Plantão Rio Prefeitura do Rio instala Conselho Municipal de Transporte

Prefeitura do Rio instala Conselho Municipal de Transporte

 

PREFEITURA

Os 12 integrantes do Conselho Municipal de Transporte participaram, na quarta-feira (04/09), da reunião inaugural do órgão, com a presença do prefeito Eduardo Paes. Criado em junho pelo decreto nº 37.301, o conselho tem como objetivo elaborar diretrizes para política de mobilidade, analisar e propor medidas de concretização das políticas públicas sobre transportes e fiscalizar a implantação dessas iniciativas. 

 

Ficou decidido que o primeiro tema de trabalho será transporte público. Entre os itens a serem tratados estão o nível de qualidade do s serviços e a integração física e tarifária entre os modais . A próxima reunião será realizada na última semana de setembro e as demais acontecerão a cada dois meses para análise das sugestões levantadas pelos participantes.

 

 

 

Composto por representantes do poder público e da sociedade civil, a proposta do conselho é aprimorar o planejamento, fluidez, economicidade e dar mais transparência aos projetos de mobilidade urbana e racionalização dos transportes, considerando a dimensão das obras que vêm sendo realizadas no Rio, a exemplo da implantação de corredores expressos de ônibus (BRTs e BRS) e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). 

 

 

 

— O conselho faz parte de um pacote de ações que anunciamos há dois meses, quando houve as manifestações, para melhorar o transporte público na cidade.  Já implantamos também o site da transparência da mobilidade, os conselheiros terão acesso e prioridade a todas as informações — garantiu Paes. 

 

 

 

Segundo Carlos Roberto Osório, secretário municipal de Transportes e presidente do Conselho, para o próximo encontro, no fim do mês, vão ser convocadas concessionárias e agências para discutir a melhoria do transporte público. 

 

 

 

— Foi uma decisão importante do conselho porque o foco é melhorar a qualidade do serviço. O conselho é paritário com diversas associações, participam desde as que têm interesse no transporte de bicicleta até entidades como o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), que pensa a cidade como um todo. A grande força do conselho é a sua diversidade — explicou o secretário.

 

 

 

Nesta primeira reunião, os conselheiros tiveram acesso às informações principais sobre o sistema de transporte do Rio de Janeiro e conheceram o desenvolvimento do setor nos últimos 60 anos, com base em dados históricos.  

 

 

 

Integram o conselho representantes das secretarias municipais de Transporte, Meio Ambiente, Urbanismo, Conservação e Serviços Públicos, Pessoa com Deficiência Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida,; da Guarda Municipal; da CET-Rio; da Empresa Olímpica Municipal; da Secretaria Estadual de Transportes; do Detran; do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sintraurb), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea); do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB); das universidades UFRJ e PUC; do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), e das ONGs Rio Como Vamos, Transporte Ativo, Instituto e Politicas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). 

 

 

PREFEITURA DO RIO

1 COMENTÁRIO

  1. VOU COMENTAR A RESPEITO DA PINTURA DOS ONIBUS , SO SERVIU PARA IVELAR POR BAIXO , DIFICULTOU A INDENTIFICAÇÃO , E PARA OS IDOSOS QUE CONHECIA AS LINHAS PELAS CORES FOI UM TERRAR . AS EMPRESAS BOAS SE MISTUROU COM AS RUINS E QUEM SAIU PERDENDO FOI O CARIOCA ……

Comments are closed.