Início Destaque Prefeitura do Rio moderniza infraestrutura do Hospital Municipal Barata Ribeiro

Prefeitura do Rio moderniza infraestrutura do Hospital Municipal Barata Ribeiro

A unidade é referência em cirurgia plástica

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, entregou na sexta-feira , dia 10 de julho, 21 novos equipamentos para modernização tecnológica do Hospital Barata Ribeiro, na Mangueira, unidade de referência em cirurgia plástica na rede municipal de saúde.

Uma termodesinfectadora, dois esterilizadores — usados na limpeza e desinfecção de instrumentos hospitalares—, três aparelhos de ultrassonografia, dois eletrocardiógrafos, seis monitores multiparamétricos, dois desfibriladores externos, três mesas cirúrgicas e dois focos auxiliares de led agora integram os insumos da unidade.

– São excelentes equipamentos que estão vindo para melhorar ainda mais o tratamento oferecido à nossa população aqui no Barata Ribeiro. Estamos reformando completamente o setor tecnológico: foco cirúrgico, mesa cirúrgica, todos os leitos da área de geriatria, ar condicionado, carrinhos de anestesia, máquinas de esterilização – detalhou o prefeito.

A modernização reforça o compromisso da Prefeitura do Rio com as melhorias na saúde pública, que ocorrem desde o início da gestão.

– Abrimos 160 leitos de UTI na Baixada Fluminense e na região serrana, com equipamentos de primeira. Entre as capitais do Brasil, temos as melhores condições de atender o nosso povo. Outras cidades do mesmo padrão estão em situação mais difícil. Temos tomógrafos na Maré, na Pavuna, em Bangu, em Campo Grande, na Cidade de Deus. Isso é um legado à altura da nossa população, – reforçou Crivella, que disse ainda que luta para consolidar o plano de cargos e salários para os profissionais da rede municipal de saúde.

 

Melhorias na estrutura e mais equipamentos
Desde 2017, o Hospital Municipal Barata Ribeiro já havia recebido outros 225 equipamentos. Em 2019, quando o Instituto de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro foi incorporado ao hospital Barata Ribeiro, todas as enfermarias do 3º andar receberam uma nova climatização. Com a entrega de hoje, completa-se o amplo processo de modernização pelo qual a unidade passou ao longo da atual gestão.

Outras seis unidades do complexo de urgência e emergência da rede municipal já receberam novos equipamentos para modernização do parque tecnológico. Foram 395 itens distribuídos para os hospitais Miguel Couto, CER Leblon, Salgado Filho, Rocha Faria, Pedro II, e Lourenço Jorge/CER Barra. Dessas unidades, o Miguel Couto, o Salgado Filho e o Pedro II receberam o segundo tomógrafo comprado antes da pandemia e que é essencial no diagnóstico precoce da pneumonia viral, um dos principais sintomas da Covid-19.

Nos últimos três anos, foi feito um investimento total de R$ 370 milhões para renovação do parque tecnológico. Foram comprados mais de 18 mil itens, entre eles 27 tomógrafos. Além disso, a Prefeitura do Rio adquiriu 162 aparelhos de raio-X e 726 respiradores, entre outros equipamentos que estão sendo entregues às unidades.

 

Referência em cirurgia plástica
O Hospital Municipal Barata Ribeiro é uma referência em cirurgia plástica na rede municipal de saúde. Localizado na Mangueira, o hospital já realizou 1.493 cirurgias este ano. Entre as especialidades do hospital estão a cirurgia plástica, ortopedia, odontologia e geriatria. São 431 profissionais atuando na unidade. Com mais de 72 anos de atendimento à população carioca, o hospital conta com 122 leitos.