Início Destaque Prefeitura do Rio recupera o entorno da Curva Chico Anysio com projeto...

Prefeitura do Rio recupera o entorno da Curva Chico Anysio com projeto de revitalização através de parceria público-privada

O local, que estava degradado, ganha zeladoria de serviços, nova iluminação e restauração do grafite em homenagem ao artista

A Prefeitura do Rio, por meio de uma parceria público-privada, está recuperando o entorno da Curva Chico Anysio, na Barra da Tijuca, com projeto de revitalização que inclui a restauração do painel em homenagem ao artista.

Nesta quinta-feira (20/06), o local receberá uma grande ação conjunta de serviços de diferentes órgãos municipais. Está previsto O espaço vai receber os serviços de limpeza urbana, poda e roçada da Comlurb a reposição de tampas de bueiros da Secretaria de Conservação, novos pontos de iluminação da Rioluz, a implantação de placas de sinalização  da CET-RIO e a finalização do grafite em homenagem ao humorista Chico Anysio.

A Curva Chico Anysio é um importante ponto de passagem de veículos entre os bairros da Barra da Tijuca, Barra Olímpica e Jacarepaguá, além do acesso a shoppings, inúmeros condomínios e equipamentos públicos bastante frequentados, como o Parque Olímpico e o Riocentro.

A intervenção procura resolver ainda o problema de segurança que existe no local, já que todo o entorno da curva vinha sendo alvo de furtos e assaltos a motoristas. O local estava cercado por leucenas (espécie de vegetação invasora) e agora vai ganhar novas cores e iluminação. O projeto de paisagismo foi desenvolvido pela Empresa Crescer, que já deu entrada no processo de adoção do local, com área de 7.160 metros quadrados.

A ideia da revitalização foi do empresário Renato Britto, que trabalha com paisagismo e tem o apoio da Subprefeitura da Barra, seguindo exemplos bem sucedidos de áreas da cidade que já foram  recuperadas.

De acordo com o subprefeito Raphael Lima, além de trazer uma maior sensação de segurança, o objetivo do conjunto de intervenções é tornar o local limpo, organizado, iluminado e visualmente mais aprazível para os  motoristas que passam por ali.

– Com essas intervenções estamos recuperando um espaço público que leva o nome dessa figura tão carinhosa para todos os brasileiros. Essa revitalização representa claramente o nosso objetivo de incorporar as paisagens urbanas nas ações de zeladoria da Subprefeitura da Barra –, explicou.

Segundo Renato Britto, representante da Empresa Crescer, além de revitalizar o espaço, a ideia é preservar também a imagem de Chico Anysio, através dos grafites do consagrado artista Marlon Muk, homenageando o humorista, que fez imenso sucesso com seus programas de TV.

Novos espaços disponíveis para visitação

O projeto prevê uma segunda etapa de intervenções que incluem a criação de um horto de plantas ornamentais e um mudário que poderá dar suporte aos órgãos públicos em ação de plantio de espécies nativas e até receber atividades de educação ambiental.