Início Plantão Rio Prefeitura do Rio revitaliza a Ponte dos Jesuítas

Prefeitura do Rio revitaliza a Ponte dos Jesuítas

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), em parceria com a Fundação Parques e Jardins, está recuperando a Ponte do Jesuítas, em Santa Cruz, primeira obra de engenharia hidráulica da América Latina. A previsão é de que o trabalho seja concluído em 15 dias. 
 
O trabalho das equipes inclui a limpeza das pichações nas partes de alvenaria e cantaria (pedra esculpida), a recuperação da pavimentação no entorno do monumento e o corte do mato que cresce entre as pedras do calçamento pé-de-moleque, um dos últimos remanescentes na cidade.
 
A Ponte do Jesuítas,considerada um dos principais patrimônios históricos da cidade, data de 1752 e foi construída por ordem dos padres dessa ordem religiosa, para conter as enchentes do Rio Guandu. É um monumento de interesse nacional histórico e também artístico, pois sua ornamentação tem colunas de granito com capitéis em forma de pinhas portuguesas. A Ponte exibe ainda, em sua parte central, um brasão com o símbolo da Companhia de Jesus (IHS) e frases em latim clássico.

Fonte: Prefeitura do Rio