Início Plantão Rio Prefeitura e Comlurb lançam projeto Gari da Praça

Prefeitura e Comlurb lançam projeto Gari da Praça

O Prefeito Eduardo Paes e a presidente da Comlurb, Angela Fonti, lançam, amanhã, às 10h, na Praça Paris, o projeto Gari da Praça, que estipula a permanência efetiva de um gari, em regime de dedicação exclusiva, para cuidar da manutenção dos jardins e canteiros das praças da cidade. No mesmo dia, o projeto terá início também nas praças General Osório, em Ipanema; Xavier de Brito, na Tijuca; e no Parque Guinle, em Laranjeiras.
O evento de lançamento do projeto ocorrerá durante a entrega dos serviços de recuperação e revitalização da Praça Paris, antigo espaço contemplativo na Glória, próximo ao Centro da Cidade e à Cinelândia. Para recuperar a Praça Paris, a Comlurb realizou, dentro do programa Choque de Limpeza, poda artística nas árvores, através da arte da topiaria – que dá às plantas configurações diversas -, remoção de pichações, colocação de cestas coletoras, capina e roçada, além de reparo nos bancos, que receberam, ainda, divisórias para apoio dos braços, evitando que sejam usados como cama pela população de rua.
Os Garis da Praça estão sendo selecionados entre os mais antigos dos quadros da Companhia, como forma de poupá-los dos serviços pesados, como os da coleta, e remanejá-los para um trabalho alternativo e minucioso que eles são plenamente capazes de realizar.
Todo Gari da Praça recebe treinamento, através de palestras e aulas práticas sobre meio ambiente, ecossistema, solo, doenças e pragas de plantas de jardim, técnicas de jardinagem e treinamento comportamental, para lidar com público, conscientizando os freqüentadores sobre a importância de manter as praças limpas. Eles serão identificados por uma braçadeira verde.

Por Ascom Comlurb

Fonte: ascom comlurb