Início Plantão Brasil Prefeitura entrega mais um legado olímpico com a reforma da Colônia de...

Prefeitura entrega mais um legado olímpico com a reforma da Colônia de Pescadores da Lagoa

Fotos: Renato Sette Camara

 

A

Dia 29 de junho, a prefeitura do Rio entregou  mais um legado olímpico à população com a reforma do núcleo Lagoa Rodrigo de Freitas da Colônia de Pescadores Z-13. Os pescadores têm agora sete estruturas de cais de concreto e cinco quiosques novos – com alojamento para pernoite e novas pias para limpar quilos e quilos de robalo, tainha e paratis fisgados na Lagoa. Além disso, todos os quiosques estão conectados à rede de saneamento da Cedae. A conquista foi comemorada no dia do santo padroeiro dos pescadores, São Pedro.    

 

 

– Este é mais um exemplo de que o Rio trata os Jogos como uma oportunidade de transformação para a cidade e de que os legados são variados e beneficiam muitas pessoas. Mostra que é possível ser criativo e usar diferentes modelos de parceria com a iniciativa privada para investir em melhorias para os cariocas, sem onerar os cofres públicos além do desejável – afirmou o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro. 

 

 

A reforma do núcleo Lagoa da Z-13 é uma contrapartida social à construção do Estúdio Arpoador, montado em estrutura de vidro temporária na Praia de Ipanema. Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, jornalistas de TV credenciados no Rio Media Center (RMC) poderão utilizar gratuitamente o estúdio, desde que façam agendamento prévio. A locação tem vista para o mar, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. As emissoras públicas SRG SSR, maior TV e rádio da Suíça, e a ORF, principal TV da Áustria, foram as responsáveis pela construção do Estúdio Arpoador, onde terão espaços de trabalho exclusivos. Em troca, financiaram a reforma da Colônia de Pescadores.

 

 

Fundada em 1923, a Colônia de Pescadores Z-13 reúne mais de mil profissionais de pesca da Urca até o Pontal do Recreio, dividida em núcleos em Jacarepaguá e na Lagoa Rodrigo de Freitas. Na década de 1990, foi iniciado um movimento para garantir o lugar dos pescadores e o direito de pescar. Atualmente, a colônia faz parte do projeto de urbanização da Lagoa.

 

 

– Antes desta reforma, nossos cais eram de madeira e estavam em decomposição. Os quiosques não eram reparados há mais de 20 anos. Agora, temos instalações revitalizadas e saneamento básico. Temos agora a estrutura para receber o pescador para seu descanso e para que ele possa trabalhar confortavelmente – lembrou o presidente da Colônia de Pescadores Z-13, Pedro Marins.

 

 

Para o subprefeito da Zona Sul, Heitor Wegmann, a reforma do núcleo Lagoa da Colônia de Pescadores é um dos mais importantes legados para a Zona Sul do Rio:

 

 

– A prefeitura mostra que valoriza a atividade da pesca artesanal e o espaço do Largo de São Pedro. É também um reconhecimento da parceria dos pescadores com o município e o Estado: eles nos ajudam a preservar o meio ambiente e estão sempre vigilantes com as condições da Lagoa.