Início Plantão Barra Plantão Barra: Prefeitura entrega os primeiros quatro rios canalizados na Bacia...

Plantão Barra: Prefeitura entrega os primeiros quatro rios canalizados na Bacia de Jacarepaguá

 

Na manhã de terça-feira, dia 3 de julho, o prefeito do Rio Eduardo Paes, o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, o presidente da Fundação Rio Águas, Mauro Duarte e o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed entregaram os primeiros quatro rios canalizados da bacia de Jacarepaguá, que passaram pela Macrodrenagem. A cerimônia de inauguração foi realizada em cima da canalização do Rio Papagaio que virou uma excelente área de passeio e lazer, no Anil, na Zona Oeste do Rio, em Jacarepaguá. O local também conta agora com equipamentos de ginástica e Academia da Terceira Idade.

 

 

 

Também estavam presente à inauguração a superintendente da Caixa Econômica Federal, Nelma Souza, o deputado Pedro Paulo, o vereador Guaraná, entre outros.

 

 

O programa, com investimento de R$ 340 milhões, é uma parceria da Prefeitura e do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal. “O programa é a resposta da Prefeitura às enchentes de 1996 em Jacarepaguá. Esta prevenção, aliás,  é um dos principais objetivos deste projeto, mas é claro que a canalização traz melhorias paisagísticas e ambientais para a região”, disse Mauro Duarte presidente da Rio-Águas.

 

 

O Programa de Recuperação Ambiental finalizou a canalização dos rios Itanhangá, São Francisco, Papagaio e Córrego da Panela, beneficiando cerca de 350 mil moradores dos bairros da Freguesia, Itanhangá e Anil.

 

Os rios passaram por intervenções para aumentar a capacidade da região de receber águas da chuva e tiveram mais de quatro quilômetros revitalizados, com canalização, dragagem e melhorias paisagísticas.

 

 

Os quatro rios fazem parte de um grupo de 14 que passam atualmente por obras com o objetivo de responder às históricas enchentes de Jacarepaguá.

 

A recuperação da bacia faz parte do caderno de encargos dos Jogos Olímpicos de 2016, já que a macrodrenagem aumentará as condições de balneabilidade das lagoas de Jacarepaguá, área em que serão instalados equipamentos importantes para o evento, como o Parque Olímpico e a Vila Olímpica.

 

 

O Rio Itanhangá teve 2 km de curso d´água recuperados em seção de concreto e em terra, enquanto o Rio São Francisco passou por revitalização de 1220 metros, em seção de concreto com tratamento paisagístico de suas margens. Ao todo, o Rio Papagaio teve 850 metros revitalizados, sendo que 620 metros passaram a correr de forma subterrânea, sob cobertura urbana de uma área de lazer. Antes, o rio era insalubre, ocupava uma área degradada e sem acesso. O Córrego da Panela tinha condições similares aos do Rio Papagaio e, agora, tem 340 metros de canalização em seção fechada. Os quatro rios são os primeiros de um grupo de 14 rios que passam por obras, com o objetivo de responder às históricas enchentes da região de Jacarepaguá.

 

 

Para execução, as intervenções foram divididas em três lotes: 1ª, 1B e 1C, contemplando rios importantes para a região como o Rio Grande, que terá 6,4 km canalizados em seção de concreto e 2,3 km de avenida canal; Rio Pequeno, que terá 2,6 km canalizados; e Rio Pechincha, com 960 metros canalizados. Os quatro rios entregues nesta terça-feira fazem parte do lote 1ª das obras. Fazem parte do programa os rios Retiro, Cachoeira, Itanhangá, Amendoeira, Muzema, Papagaio, Sangrador, São Francisco e Córrego da Panela (lote 1 A); Covanca, Pechincha, Tindiba, Banca da Velha (lote 1 B), Rio Grande e Rio Pequeno (lote 1 C).

 

Confira mais fotos:

 [nggallery id=36]

 

Fonte: Graça Paes – Plantão Barra

 

1 COMENTÁRIO

  1. Este individuo Pedro Paulo (pré-candidato à prefeitura do Rio) não pode ser eleito, de jeito nenhum. Esse Pedro Paulo agride mulheres, desrespeita o sexo feminino. Bate, espanca, machuca, humilha e com certeza deve estar ameaçando essa mulher, além da agressão física, verbal, ela deve sofrer com a agressão psicológica, esse monstro deve ser punido, o povo do Rio de Janeiro não pode votar neste monstro. Além de agredir mulheres é mentiroso… Chega de políticos vagabundos e covardes! Esse vagabundo não respeita ninguém, é mais um para nos roubar. Queria ver se este monstro, safado, LIXO, muleque Pedro Paulo enfrentaria um homem, tentaria espancar um homem.

Comments are closed.