Início Plantão Rio Prefeitura faz homenagem a voluntários

Prefeitura faz homenagem a voluntários

Participação da sociedade na melhoria da educação pública
A Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, homenageou nesta quarta-feira, dia 21, no Maracanãzinho, os 4.500 voluntários e estagiários que atuam nas unidades de ensino da rede municipal através do programa “Rio, Uma Cidade Educadora”. Durante a cerimônia, comandada pela secretária municipal de Educação, Claudia Costin, destacou-se a importância do envolvimento da sociedade na melhoria da educação pública do Rio.
A ação dos estagiários e voluntários, que teve início em 2009, visa também o formação de cidadãos independentes e conscientes de suas potencialidades. Além deles, o projeto conta com a participação de mães educadoras e voluntárias.
 
Para a Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, é necessário destacar a importância do envolvimento da sociedade nas escolas municipais. "Temos mais de 38 mil professores dando um salto de qualidade na Educação da cidade. Para que esse trabalho seja ainda mais eficaz contamos com a colaboração dos estagiários e voluntários. Para os estagiários, essa é uma ótima oportunidade de experiência profissional, independente da carreira que eles estudam. Contamos com cerca de 2.700 estagiários, que ajudam nossas crianças no reforço escolar, nas salas de leitura, nas atividades com os alunos com deficiência. Também tenho que agradecer aos voluntários pela doação do tempo de vocês, que são tão importantes no avanço da Educação Carioca" – declarou. 
Após entregar certificados de Menção Honrosa a um voluntário e a um estagiário, a secretária de Educação destacou a importância do projeto para a vida dessas pessoas. "Esse trabalho nas escolas acrescenta muito à vida desses universitários, independente da carreira que decidam seguir. Contamos hoje com cerca de 2.700 estagiários em nossa rede, ajudando as nossas crianças em diversas áreas, seja no reforço escolar como nas atividades dos alunos portadores de necessidades especiais. Sem falar na importância dos nossos voluntários, que doam seu tempo para as nossas escolas, para que o ensino melhore e nossas crianças aprendam ainda mais" – disse a secretária, que atribuiu o salto nos indicadores de educação à parceria de todos os envolvidos. "Por esses resultados, devemos muito ao empenho dos alunos, professores e também aos estagiários, voluntários e demais profissionais da secretaria. Se nossas crianças estão conseguindo construir seu futuro, isso se deve a essa união" – concluiu Claudia Costin.
Durante a cerimônia, representantes de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) entregaram os certificados a todos os homenageados. Ao final do evento, uma belíssima apresentação da Orquestra de Vozes Meninos do Rio emocionou a todos com interpretações de Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), Heal the World (Michael Jackson), Se todos fossem iguais a você (Vinícius de Moraes) e as canções natalinas Bate o Sino e Noite Feliz, entre outros sucessos.

Fonte: SME