Início Plantão Rio Prefeitura identifica focos de dengue em Vila Valqueire

Prefeitura identifica focos de dengue em Vila Valqueire

 

A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, junto com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), realizou na quinta-feira (19/04), entrada compulsória em quatro imóveis da Vila Valqueire, onde havia denúncias de focos de dengue.

 

Na primeira vistoria, na Rua das Margaridas, nº468, foram identificados cinco focos de dengue, na piscina, nos ralos, e em um recipiente próximo à piscina. Durante a ação, todos os ralos receberam tratamento e foram colocadas pedras de cloro na piscina, para tratar a água e matar as larvas existentes.

 

O imóvel está abandonado. Agentes de fiscalização de Saúde já tinham tentado vistoriar a casa mais de 15 vezes. Também foram feitas três notificações, sem resposta do proprietário. A Prefeitura vai voltar a notificar o proprietário para que ele cuide do imóvel e, principalmente, da piscina, já que a casa está localizada em uma área com grande circulação de pessoas.

 

Na segunda casa, na Rua Jambeiro, nº 766, a situação era idêntica. O imóvel estava abandonado e havia uma piscina com água, na qual foram identificados três focos de dengue. A água da piscina também foi tratada e foi feita a desinfecção dos ralos.

 

No terceiro imóvel visitado, na Rua Tulipas, nº 417, o mato impedia a entrada de agentes. A Comlurb precisou entrar limpando parte da área, para que os agentes tivessem acesso à edificação. Não foi identificado nenhum foco. Mesmo assim, os agentes cobriram com tela um poço de água (que já estava fechado com uma tampa), mas que estava bastante enferrujada pelo tempo.

 

No quarto imóvel, um terreno baldio na Rua Capim Branco, nº 90, não foi possível entrar, uma vez que o terreno está murado e não há abertura. Nesse caso, agentes da Saúde optaram por pulverizar a área com inseticida para prevenir, embora não fosse identificada água parada no local, apenas mato alto que impede a visão do terreno.

 

As operações das equipes de Saúde tiveram apoio da Guarda Municipal, da Comlurb e de um chaveiro, que abriu e fechou todos os cadeados e portas dos imóveis visitados.

 

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, acompanhou a ação e falou da importância dessas vistorias para evitar problemas ainda maiores por causa do mosquito da dengue.

 

– Todas as pessoas que identificarem um terreno que possa ter focos de dengue devem entrar em contato com a Central de Atendimento da Prefeitura, pelo número 1746. Além da visita de rotina das equipes aos bairros da cidade, uma equipe também vistoria esses imóveis apontados pelos cidadãos. Quando há moradores, a vistoria acontece de forma rápida. Quando eles estão abandonados, a vistoria pode ser feita como aconteceu hoje, através da entrada compulsória, permitida através do decreto nº 34.377, de 2011, que autoriza o ingresso de agentes de saúde em locais fechados.

 

Desde a publicação do decreto, a Prefeitura do Rio já realizou 145 entradas compulsórias, em toda da cidade. A vistoria compulsória acontece quando o proprietário do imóvel não responde a nenhuma das três notificações por correspondência da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), solicitando o agendamento de uma vistoria no local. O uso do decreto reforça a postura da Prefeitura de combater, preventivamente, situações que representam risco à saúde pública.

 

Com a ação desta quinta-feira, já foram vistoriados 10 imóveis abandonados da cidade, entre comerciais e residenciais. Outros imóveis na mesma situação estão sendo monitorados para que o decreto continue sendo aplicado.

 

 

Fonte: Subprefeitura da Barra