Início Plantão Rio Prefeitura implanta nova logística para coleta de lixo no Complexo de São...

Prefeitura implanta nova logística para coleta de lixo no Complexo de São Carlos

 

Uma movimentação diferente está sendo observada no Complexo de São Carlos com a implantação da nova logística para coleta de lixo na comunidade. Por meio de um alerta sonoro, moradores e comerciantes da região serão avisados sobre a chegada da Comlurb. O aviso é parte do sistema, que também conta com equipamentos especiais para trechos íngremes e vias estreitas e sinuosas.

 

 

Para dar início às atividades, na manhã deste sábado o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve na comunidade, acompanhado do secretário de Conservação, Carlos Roberto Osório.

 

 

– A prefeitura entrou nas comunidades e está se fazendo presente está se fazendo presente, oferecendo os serviços. É fundamental, no entanto, que haja conscientização por parte de todos os moradores. É preciso que todos contribuam e não joguem lixo e resíduos no chão, disse o prefeito.

 

 

Foi feito um mapeamento, com a ajuda dos moradores, dos quase 400 mil metros quadrados que formam o complexo. O estudo apontou os 23 locais onde estão distribuídos os 112 contêineres.

 

 

O presidente do Instituto Pereira Passos e coordenador da UPP Social, Ricardo Henriques, também ressaltou a mobilização é fundamental para a transformação estrutural:

 

 

– A UPP Social ajuda no processo de mudança que ocorre com a chegada da prefeitura em locais antes inacessíveis para o poder público. A integração de todos fará a diferença para que o morador seja também responsável desse novo mundo estamos construindo.

 

 

Com o objetivo de attender aos cerca de 15 mil moradores da região, a coleta dos resíduos domiciliares será feita duas vezes ao dia, de segunda-feira a sábado, e encaminhados à uma caixa compactadora instalada na Praça Dr. Roberto, no centro da comunidade. Com oito metros cúbicos e capacidade para receber quatro toneladas de resíduos, o equipamento será operado diariamente por um gari, inclusive aos domingos, das 07 às 19 horas.

 

 

Para conscientizar os moradores, a Comlurb criou placas educativas com mensagens orientando sobre o descarte correto dos resíduos nos contêineres e nos pontos de coleta.

 

 

Entre as comunidades que já receberam o novo modelo de limpeza estão: Vila Cruzeiro, Alemão, Batam, Borel, Salgueiro, Formiga, Andaraí, São João, Cidade de Deus, Santa Marta, Mangueira e Pavão-Pavãozinho.

 

 

Agentes orientam sobre medidas preventivas contra roedores

Na ocasião, 12 agentes de controle de vetores da Comlurb realizaram uma ação de controle de roedores na comunidade, com tratamentos químicos em diversas áreas, como pontos de descarte de resíduos, valas, canaletas, rede de esgotamento sanitário, vãos entre as residências, porões de imóveis, entre outras. A equipe também orientou os moradores sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar a proliferação de roedores, como embalar bem o lixo em sacos plásticos, principalmente os restos de alimentos.

 

Fonte: Prefeitura do Rio