Início Plantão Barra Prefeitura inaugura EDI Vera Martins, no Recreio dos Bandeirantes

Prefeitura inaugura EDI Vera Martins, no Recreio dos Bandeirantes

 

A Prefeitura inaugurou nesta manhã o Espaço de Desenvolvimento Infantil Vera Lúcia Martins Costa, no Recreio dos Bandeirantes, uma homenagem à diretora da Escola Municipal Pio X, recentemente falecida. Na inauguração, o prefeito Eduardo Paes falou da satisfação de inaugurar um espaço, com aquela qualidade, 20 anos depois de ter inaugurado a primeira escola ali mesmo, o Ciep Margaret Mee. Ele também lembrou o esforço para fazer uma creche para 20 crianças na Vila Amizade, em 93, referindo-se à época em que era subprefeito da Barra.

Eduardo Paes também falou sobre os investimentos da Prefeitura do Rio na educação.
– Ao longo de toda a história do Rio foram construídas 30.000 vagas em creche e até o final do ano vamos dobrar esse número. Tenho certeza que não há nenhuma escola privada aqui no Recreio que tenha a qualidade do EDI que estamos inaugurando aqui hoje. Nosso esforço para investir na primeira infância é porque temos a convicção de que assim estamos construindo o futuro do Rio de Janeiro – explicou o prefeito.

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, lembrou que este é o terceiro Espaço de Desenvolvimento Infantil inaugurado no Recreio e o 17º inaugurado na área da Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, com a criação de 2380 novas vagas para crianças.

– Até o fim do ano serão inauguradas mais cinco unidades que já estão em fase de conclusão – citou o subprefeito Tiago Mohamed.
A secretária de Educação Claudia Costin destacou a homenagem feita à professora Vera Martins, lembrando que seu nome e trabalho serão perpetuados através dessas crianças que vão estudar nesse EDI.

– A melhor maneira de homenagear um professor é dar seu nome a uma escola, que forma futuros cidadãos. Com esse modelo de atendimento oferecido nos EDIs, essas crianças não só podem ter sucesso no futuro, como também se desenvolver de forma sadia com atendimento de primeiro mundo – disse a secretária.

O EDI Vera Lúcia Martins Costa tem capacidade para atender 250 crianças, com 225 vagas em creche e mais 25 para a pré-escola. O espaço atende crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses e conta com estrutura de dois pavimentos e dez salas de atividades, além de berçários, lactário, sala de amamentação, fraldário, sala de primeiros atendimentos, biblioteca, brinquedoteca, solário, cozinha, refeitório e áreas administrativas. O EDI do Recreio recebeu investimento de R$ 3,5 milhões e tem mais de 1.100 m2 de área construída.

Desde 2009, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, já inaugurou na Zona Oeste 38 EDIs, criando 7.150 novas vagas em creche e pré-escola na região, um dos locais com maior déficit de vagas em creche na cidade. Em toda a cidade já são 19.751 novas vagas em creche, em 72 EDIs construídos e em 98 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento.

 

EDI – Novo modelo de atendimento à primeira infância
Dentro de um novo modelo de atendimento à Primeira Infância, a Secretaria Municipal de Educação criou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) que integra, no mesmo ambiente, a creche e a pré-escola. Nos EDIs, as crianças são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde pequenas a partir, por exemplo, da convivência com os livros e também a partir de materiais apropriados.

Para garantir um atendimento de qualidade, cada sala de atividade nas creches conta com um professor de Educação Infantil. Para isso, a Prefeitura criou no cargo de professor de Educação Infantil e está convocando mais 3.017 professores.

 

Fonte: Subprefeitura da Barra