A Prefeitura do Rio inaugurou nesta sexta-feira (28/09) quatro novos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) em Jacarepaguá, ampliando o atendimento em creche pré-escola na região em mais 1000 vagas.
O EDI Professor Roberto Luiz Pereira, na Praça Seca, tem capacidade para atender até 250 crianças. O EDI Anna Maria Niemeyer, em Rio das Pedras, atenderá 150 crianças. O EDI Professora Maria Berenice Parente, na Gardênia Azul, terá capacidade para atender até 300 crianças e o EDI Professora Edília Coelho Garcia, na Taquara, atenderá mais 300 crianças. Os EDIs atendem crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses e contam com salas de atividades, berçário, fraldário, solário, salas de primeiros atendimentos, parquinhos internos e externos, além de áreas administrativas e amplos refeitórios.
Com estas quatro novas unidades, a Prefeitura totalizou 93 EDIs inaugurados na cidade, 11 apenas na área de Jacarepaguá e 23 na área da Subprefeitura da Barra, Jacarepaguá, Recreio, Vargens e Cidade de Deus.
A Secretaria Municipal de Educação vem ampliando a oferta de vagas em creches na cidade. Desde 2009, a Prefeitura dobrou o número de vagas em creche existentes na cidade, com a construção de novos espaços, a adaptação de unidades já existentes e ampliação do número de creches conveniadas.
O subprefeito Tiago Mohamed lembrou que uma das prioridades do atual governo é a educação, com a criação de mais vagas em prédios de qualidade e com a valorização de profissionais capacitados. “Sabemos o quanto é difícil para uma mãe deixar seu filho para trabalhar e com essas novas creches estamos beneficiando a população de Jacarepaguá com educação de qualidade”.
EDI: Novo modelo de atendimento à primeira infância
Dentro de um novo modelo de atendimento à Primeira Infância, a Secretaria Municipal de Educação, criou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), que integra, no mesmo ambiente, a creche e a pré-escola. Nos EDIs, as crianças são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde pequenas a partir, por exemplo, da convivência com os livros e também a partir de materiais apropriados. O novo modelo atende crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade.
Para garantir um atendimento de qualidade, cada sala de atividade nas creches conta com um professor de Educação Infantil. Para isso a Prefeitura criou o cargo de professor da Educação Infantil e está convocando mais 3.017 professores.
Cada EDI tem uma biblioteca/brinquedoteca especializada na primeira infância. Além disso, as unidades contam com uma Sala de Primeiros Atendimentos, onde um agente de saúde verifica a carteira de vacinação e fornece orientações de higiene às crianças e também responsáveis, entre outras atribuições.
Em todas as creches inauguradas nesta sexta-feira, as inscrições começam esta terça-feira (02/10), nas próprias unidades. Os horários e documentos necessários estão afixados na secretaria.
Subprefeitura da Barra