Início Plantão Barra Prefeitura inaugura parcialmente Transoeste no dia 6

Prefeitura inaugura parcialmente Transoeste no dia 6

 

 

Paes na Coletia

 

Por Tatiana Cioni Couto

 

O Prefeito Eduardo Paes guiou a imprensa no primeiro passeio do BRT Transoeste que liga Barra-Guaratiba na manhã de sábado (dia 2 de junho).  A nova opção de transporte chega para a população no dia 6 de junho funcionando parcialmente: de 10 às 15 horas , percorrendo o trajeto Pingo d´água – Alvorada, no total de nove estações abertas. A segunda fase do trecho Santa Cruz – Alvorada irá marcar o inicio operacional da linha funcionando 24 horas e está previsto para o dia 23 de junho.

 

A obra completa que tem 56 km de extensão de corredor de ônibus expresso está prevista para ser entregue somente em agosto. O Prefeito Eduardo Paes enfatizou:  “É uma mudança cultural que estaremos implantando na cidade. O BRT é como se fosse um metrô de superfície que tem roda. Optamos por este modelo para a cidade poder crescer “. Com investimento de 900 milhões de reais, o BRT Transoeste irá ligar Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande beneficiando cerca de 220 mil passageiros por dia. 

 

Em Santa Cruz para ser mantida as características do bairro, a prefeitura optou por colocar somente faixas de BRS, sem corredor segregado para os ônibus BRT. Ainda há planos de contingência, caso haja acidentes ou veículos enguicem. Trinta e sete câmeras irão ajudar no monitoramento da via. Os ônibus BRT terão tags que irão avisar quando estão chegando próximo aos sinais de trânsito, para que eles abram mais rapidamente.  

 

– Será o fim da “tortura” de inúmeras pessoas que viajam 40 a 50 minutos pela serra em ônibus lotados – ressaltou Paes .

 

Sobre o Terminal Alvorada Eduardo Paes esclareceu que ficará pronto em 2013 e está sendo feito para a Transcarioca.

Detalhes da Transoeste

Santa Cruz – Alvora e Santa Cruz: 31 estações em operação; 3 linhas operadoras para atender os bairros.

 

Guaratiba (Jardim Maravilha e Sepetiba) – Terá uma linha de BRT: Magarça-Alvorada e Pingo D´Ággua. 32 estações em operação; 4 linhas alimentadoras.

 

Campo Grande , Villa Kennedy, Sepetiba, Pedra, Ilha e Barra e Guaratiba – Terá uma linha de BRT: Mato Alto-Alvorada. 36 estações em operação; nove linhas alimentadoras.

 

Santa Cruz, Paciência, Inhoaíba, Cosmos e Campo Grande – Terá uma linha de BRT:Santa Cruz-Campo Grande. 58 estações em operação, sete linhas alimentadoras.

 

FOTOS

http://www.flickr.com/photos/[email protected]/sets/72157630013565006/