Início Plantão Rio Prefeitura inaugura três Escolas do Amanhã na Zona Oeste

Prefeitura inaugura três Escolas do Amanhã na Zona Oeste

 Fotos: Ricardo Cassiano

 

 

A Prefeitura do Rio inaugurou, na manhã desta quarta-feira, dia 2 de março, mais três unidades escolares na Zona Oeste, construídas por meio do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, que beneficiará 1.160 alunos da região. Em Santíssimo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) entregou a Escola Municipal Primário Samuel Wainer, e em Campo Grande os Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) Professora Terezinha de Jesus Siqueira Brown e Suzana de Melo Moraes.

 

 

 

– É um orgulho muito grande inaugurar estas três escolas na Zona Oeste. Ainda vamos entregar outras dez esta semana aqui na região. Com essas unidades, vamos ficar mais perto de alcançar a meta de ter, até o final deste ano, 35% dos alunos da rede municipal estudando em turno único, com sete horas de aulas todos os dias – disse o prefeito Eduardo Paes.

 

 

 

Com as 12 novas escolas que serão inauguradas esta semana, 6.740 estudantes da Zona Oeste serão beneficiados. Apenas neste ano, 119 escolas serão inauguradas, sendo 110 pelo Programa Fábrica de Escolas do Amanhã. Desde 2009, já foram implantadas outras 186 novas unidades escolares. Ao longo dos últimos oitos, terão sido construídas mais de 300 unidades de ensino pela Prefeitura do Rio. 

 

 

 

 

 
Desde 2009, a Prefeitura do Rio inaugurou ou reformou na 9ª Coordenadoria Regional de Educação, que administra as áreas que receberão as novas unidades e também o entorno, 19 Espaços de Desenvolvimento Infantil e quatro escolas. Até o fim de 2016, a expectativa é que essas regiões recebam mais 24 novas unidades escolares.
 
 

 

 

 

Para o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, o projeto de Fábrica de Escolas transforma vidas:

 

 

 

– Esse projeto muda a vida das crianças da cidade. Quando se deixa de investir em educação, mais e mais pessoas vão para caminhos não desejáveis. Por isso, não tenho dúvida de que a aposta na educação é a maior de todas, a que mais pode ser feita na vida de um cidadão. Investir nas crianças é contribuir para um futuro melhor.

 

 

 

 

Moradora da comunidade Terra Firme, em Santíssimo, a dona de casa Ana Maria da Silva, 47 anos, está bastante satisfeita com a nova escola onde seus quatro netos vão estudar:

 

 

 

– Confesso que muito me impressiona a estrutura e a limpeza da escola. Nunca vi uma escola tão bonita quanto essa, nem particular tem essa beleza e esse tratamento todo.

 

 

 

O programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola foi criado como mais uma das estratégias para a implantação das escolas de Turno Único, que até o fim deste ano colocará 35% dos alunos da rede municipal em turno de sete horas. O programa homenageia o ex-governador Leonel de Moura Brizola que, de 1983 a 1987 e entre 1991 e 1994, construiu 515 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em todo o estado, 101 dos quais estão atualmente sob a administração do município.

 

 

As Fábricas de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola – projeto coordenado e executado pela Riourbe, órgão da Secretaria Municipal de Obras – têm como base preceitos construtivos de modularidade, racionalidade, pré-fabricação, segurança, sustentabilidade, economia, acústico e eficiência energética com a utilização de materiais sustentáveis.

 

 

 

As estruturas das unidades são de um sistema construtivo mais ágil, compostas por elementos pré-fabricados que garantem a sustentabilidade e rapidez na construção. As fachadas duplas são elementos fundamentais para diminuir a temperatura no interior da edificação com economia de energia, otimizando o de uso de aparelhos condicionadores de ar.

 

 

 

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.