Início Plantão Rio Prefeitura inaugura viaduto na Abolição

Prefeitura inaugura viaduto na Abolição

 

Na manhã desta quarta-feira, dia 20, foi inaugurado  o viaduto Armando Nogueira no bairro da Abolição, na Zona Norte do Rio. A obra servirá como um novo acesso para quem sai do Estádio João Havelange, em direção à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. O viaduto vai minimizar os impactos em dias de jogos e eventos no estádio.

 

 

 A estrutura, batizada em homenagem ao jornalista Armando Nogueira, falecido em 2010, voltará a ligar a Rua da Abolição à Avenida Dom Helder Camara  – vias separadas há 15 anos com a construção da Linha Amarela. O novo viaduto tem 540 metros de extensão e oito de largura e conta com 10 pilares, cada um com cerca de sete metros de altura.

 

 

Além do prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, e a presidente da CET-Rio, Claudia Secin, estiveram presentes à cerimônia.

 

 

Há mais de 15 anos a população da Abolição, na Zona Norte, perdeu a ligação direta entre os dois lados do bairro. O motivo foi a construção da Linha Amarela, uma das principais ligações entre a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e o Centro do Rio. Com isso, a comunicação entre os dois lados da rua da Abolição e, consequentemente, com a Avenida Dom Hélder Câmara (antiga Suburbana), foi cortada. Esta situação está prestes a mudar com a inauguração do Viaduto Jornalista Armando Nogueira.

 

 

Com 540 metros de extensão e oito de largura, o grande desafio para a construção do viaduto foi manter o trânsito na Linha Amarela funcionando. Isso foi possível com a utilização de uma técnica especial denominada balanço sucessivo, que permitiu que a estrutura fosse levantada dos dois lados da via expressa, simultaneamente, através de um sistema de encaixe, sem a utilização de pilares, até que se encontrassem, formando o viaduto.

 

 

– O viaduto é mais uma obra que vai estimular o surgimento de novos estabelecimentos comerciais. Ele vai se juntar ao próprio Engenhão, que trouxe à reboque a construção de novos imóveis, a abertura de lojas, bares e restaurantes, revitalizando a região. Isso, por si só, já é um legado importantíssimo – afirma Eduardo Fagundes, engenheiro chefe da Secretaria Municipal de Obras.

 

 

Além da valorização local, a economia no tempo de deslocamento vai beneficiar motoristas. Quem sai do Engenhão após um jogo leva cerca de 30 minutos, atualmente, para acessar a Linha Amarela.

 

O percurso é feito pela Avenida Suburbana ou através de ruas estreitas e tomadas por sinais de trânsito, o que aumenta a lentidão do tráfego de veículos. Com a inauguração do viaduto, que possui duas pistas de rolamento, esse tempo será reduzido para apenas 5 minutos.

 

FOTOS J.P.Engelbrecht