Início Plantão Rio Prefeitura inaugura Viaduto Prefeito Marcello Alencar em Santíssimo

Prefeitura inaugura Viaduto Prefeito Marcello Alencar em Santíssimo

 

4784305 (640x426)

 

O prefeito Eduardo Paes inaugurou no domingo (22/06), ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, o viaduto Prefeito Marcello Alencar, em Santíssimo, Zona Oeste do Rio. A nova estrutura de 151 metros de extensão interliga as avenidas Brasil e Santa Cruz, facilitando o acesso aos bairros de Campo Grande, Guaratiba e Pedra de Guaratiba. O viaduto conta com quatro faixas, divididos em duas pistas por sentido, além de área com passarela para pedestres em toda a sua extensão.

 

 

— Estou muito feliz de estar aqui, participando dessa inauguração. Além de ser uma justa homenagem a Marcello Alencar, essa é mais uma intervenção importante por interligar e unir bairros da Zona Oeste. E, sem dúvida, essa obra é simbólica por representar, como todo e qualquer viaduto, a união de dois lados. O avanço, a melhoria e a evolução dessa cidade dependem da união e do esforço de todos nós — disse o prefeito Eduardo Paes.

 

 

O governador Luiz Fernando Pezão, lembrou a importância do político Marcello Alencar como prefeito da cidade e governador do estado do Rio de Janeiro: — Marcello enquanto governador, enquanto prefeito, sempre teve um carinho especial por essa região. Não que outros não tivessem, mas ele sentia-se feliz em cuidar e dar atenção à Zona Oeste. Isso ele me disse pessoalmente — disse o governador.

 

 

Um dos filhos de Marcello Alencar, Marco André Allencar, agradeceu a homenagem em nome da família:  — Estamos honrados e felizes e temos certeza de que meu pai também estaria, pois sempre demonstrou preocupação com as pessoas que vivem na Zona Oeste. Estamos orgulhosos, muito obrigado — revelou Marco André.

 

 

A construção da travessia é parte integrante do pacote de intervenções executado pela Secretaria Municipal de Obras na região, que também contemplou a duplicação da Estrada do Lameirão (no trecho entre a Estrada da Posse e a linha férrea), a nova pavimentação e construção dos passeios em concreto, além de serviços de drenagem. O investimento total foi de R$ 17,2 milhões.

 

 

O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, classificou a nova construção como rota alternativa aos caminhões e carretas que poderão evitar passar pela região central de Campo Grande: — Trata-se de uma rota alternativa que vai desafogar o trânsito do centro de Campo Grande, reduzindo em até 20 minutos o tempo de viagem. O escoamento do trânsito é uma de nossas grande preocupações, por isso buscamos alternativas viáveis para a população — explicou o secretário.

 

 

 

Marcello Alencar

O advogado Marcello Nunes Alencar destacou-se na defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar na década de 60. Em 1969, teve o seu mandato como senador cassado e os direitos suspensos.

 

 

Foi prefeito da cidade do Rio de Janeiro em duas ocasiões, eleito pelo voto direto, para os mandatos de 1983 a 1986 e de 1989 a 1993, além de ocupar o cargo de governador entre 1995 e 1999.

 

 

Em sua segunda gestão municipal recuperou as finanças da prefeitura, que teve a falência decretada por seu antecessor. Reformou praças, vias públicas, escolas e hospitais e implementou o Rio-Orla, projeto urbanístico que consistiu na remodelação dos calçadões das avenidas litorâneas com a implantação de ciclovias.

 

Em 10 de junho deste ano, aos 88 anos, morreu em decorrência de complicações de saúde causadas por acidentes vasculares.