Início Destaque Prefeitura inicia demolições na Muzema, RJ

Prefeitura inicia demolições na Muzema, RJ

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou na quarta-feira, 24 de abril, a demolição de 16 prédios construídos irregularmente na Muzema, Zona Oeste, e a construção de um parque na comunidade em memória às vítimas dos desabamentos de duas edificações, ocorridos no último dia 12. O trabalho de demolição, a cargo da Prefeitura, começou na manhã de quarta-feira. Inicialmente, serão postas abaixo duas construções vizinhas às que caíram, na parte alta da comunidade. A primeira edificação terminou de ser demolida no final da tarde de quarta-feira.

– Lá no alto da Muzema, que é uma área de proteção ambiental, será feito um parque, inclusive em memória às vítimas. É importante que esse momento doloroso, trágico, muito triste, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro nos dê uma lição inesquecível: a de que, para construir, é necessário ter as devidas licenças dos órgãos competentes, para que nunca mais a gente sofra o que passamos com as mortes na Muzema – afirmou o prefeito.

As demolições são feitas de forma manual pela Secretaria Municipal de Conservação, por meio do contrato em vigor da Coordenadoria de Operações Especiais (COE). A operação conta com auxílio de máquinas, para não abalar estruturalmente os prédios do entorno. A Prefeitura ainda avalia a necessidade de contratar emergencialmente uma empresa para auxiliar na derrubada de construções, o que daria mais celeridade à ação.