Início Plantão Rio Prefeitura lança Plano Estratégico com metas para os próximos quatro anos e...

Prefeitura lança Plano Estratégico com metas para os próximos quatro anos e aspirações para 2065

 

 

A Prefeitura do Rio apresentou na terça-feira, dia 1ºde março, dia em que a cidade completou 451 anos — o Plano Estratégico 2017-2020, com 59 iniciativas e 68 metas de desenvolvimento para a cidade nos próximos quatro anos. O documento integra o Projeto Rio Visão 500 que traz 70 aspirações para o município até 2065, quando o Rio completará 500 anos. A estimativa indica que será necessário R$ 33 bilhões para tirar as ideias do papel no próximo quadriênio, com 66% dos investimentos direcionados para as zonas Norte e Oeste, áreas mais necessitadas da cidade. O lançamento do terceiro plano de metas desde 2009 aconteceu no Museu do Amanhã, símbolo de revitalização da Região Portuária.

 

 

 

— Quem não sonha é incapaz de atingir seus objetivos. Esse plano ousado mostra que a prefeitura pensa de forma grandiosa, do jeito que o Rio merece. É muito importante que se encare o desafio de frente, superando os obstáculos com fé na capacidade de buscar soluções, exatamente porque o carioca vive, mora e trabalha num lugar especial — disse o prefeito Eduardo Paes.

 

 

 

Com a ajuda das estudantes Francisca Juliana Alves de Azevedo e Júlia dos Santos, Paes lacrou a ‘Cápsula do Amanhã’ com 1.286 redações escritas por alunos dos 8º e 9º anos da redes municipal que escreveram sobre o tema “E daqui a 50 anos? Qual o Rio de Janeiro que você quer quando crescer?”. A “cápsula” funciona como abrigo simbólico e permanecerá no Museu do Amanhã até 2065, quando será aberta para conhecer as narrativas. Os textos ficarão armazenados em arquivo criptografado na nuvem da EMC, empresa de tecnologia responsável pelo arquivamento e segurança digital de todos os documentos do Vaticano.

 

 

 

O mestre de cerimônias, Marcello Dughettu, abriu o evento de forma descontraída, ao declamar um verso de sua autoria sobre a cidade. Presidente do Instituto EixoRio e rapper, Dughettu enalteceu a importância do planejamento da prefeitura, anunciou a exibição de um vídeo sobre o Rio Visão 500 e convidou o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, para explicar o plano estratégico e as aspirações até 2065.  

 

 

 

— Esse é um documento extremamente desafiador e ambicioso que foi feito por muita gente e, ao longo dos anos, poderá receber novas contribuições, ajustes e melhorias. Não é um plano da prefeitura, mas da sociedade carioca, haja vista o alto grau de participação da população — explicou Pedro Paulo.

 

 

 

Coordenado ao longo dos últimos seis meses pela Secretaria Executiva de Coordenação de Governo, o Visão Rio 500 realizou pesquisas com 1400 pessoas; criou uma plataforma colaborativa online que recebeu 4.500 colaborações e 210 mil visualizações; realizou o concurso de redação; promoveu ciclos de palestras com especialistas e encontros regionais que atraíram centenas de pessoas; além de reuniões com servidores municipais. O programa também incentivou a colaboração de representantes dos conselhos municipais da Cidade e da Juventude e alcançou mais de 300 mil pessoas em mais de mil publicações na internet.

 

Estas atividades fazem do Visão Rio 500 um projeto pioneiro na dimensão da participação popular, tendo atingido cerca de 500 mil pessoas – fato inédito em outras cidades que organizam planejamentos equivalentes, como Nova York e Chicago, nos Estados Unidos, e Melbourne, na Austrália.

 

 

Já o Planejamento Estratégico inova ao dividir-se em seis temas multidisciplinares. Assim, metas para a primeira infância, por exemplo, serão coordenadas simultaneamente pelas secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Esta leitura transversal dos assuntos aumenta a eficiência no cumprimento dos objetivos para os próximos anos. Outros aspectos que marcam o Planejamento Estratégico 2017-2020 são a atenção a temas metropolitanos e o estabelecimento das metas de acordo as características regionais. O documento estará disponível nos próximos dias neste site.

 

 

Exemplos de aspirações do Visão Rio 500

 2065

  • 90% das residências estarão a até 1 km de distância de uma estação de transporte de alta capacidade

 2050

  • Produziremos 50% menos lixo

 2045

  • A cidade será a cidade com maior volume de turistas internacionais na América Latina

 2040

  • 90% dos cariocas terão recebido atenção em saúde no ultimo ano

 2035

  • Toda criança terá acesso a um atendimento Educação Infantil que proporcione seu pleno desenvolvimento;

  2030

  • Gestão de alto desempenho: ter 100% dos processos digitalizados

 

O trabalho no planejamento dos próximos quatro anos também teve maior engajamento dos servidores do que os planos anteriores. Para organização das metas a serem atingidas, eles se dividiram em grupos de trabalho e reuniram-se semanalmente.

 

 

Entre as iniciativas e metas do Planejamento, destacam-se:

 Todos os alunos da Rede Pública Municipal encerrarão seu ciclo de Ensino Fundamental estudando em Tempo Integral até 2020;

  • 100% da cobertura de atenção básica em áreas mais vulneráveis ;
  • Criar Autoridade Pública Metropolitana até 2020, garantindo o planejamento de despoluição da Baía de Guanabara;
  • Aumentar em 20% a receita anual do turismo;
  • Implantar 58km de novos corredores de BRT e 23 km de corredores VLT até 2020;
  • Alcançar o índice de 80% da população com cobertura de tratamento de esgoto, evitando o lançamento de 43 Milhões de litros de esgoto nos corpos hídricos por ano, até 2020.

 

 

Exemplos de atividades de engajamento do Visão Rio 500

Plataforma Digital

Milhares de pessoas acessaram a plataforma www.visaorio500.rio e publicaram seus sonhos e ideias de projeto para a cidade. Essa foi, sem dúvida, uma das maiores inovações no processo de construção da Visão Rio 500, pois permitiu que todo e qualquer cidadão pudesse sonhar e escolher por meio do voto os melhores sonhos publicados.

 

 

Festival de Redação

Nossas crianças também tiveram chance de se envolver com a Visão Rio 500. Nada mais justo, afinal são elas que vão viver o Rio do futuro. Para isso, foi criado um concurso de redações com alunos de 8º e 9º anos, sendo que os 100 melhores textos escolhidos em parceria com a Associação Brasileira de Letras vão virar livro em 2016 e já estão na Cápsula do Amanhã, uma cápsula do tempo que ficará no Museu do Amanhã e será aberta em 2065.

 

 

Conselho da Juventude

O Conselho da Juventude da Cidade é uma via democrática de participação juvenil dentro da gestão municipal e dá a oportunidade de intervenção nas políticas públicas mais diretamente, numa interface com as secretarias e órgãos municipais. A proposta tem como objetivo ser um espaço de diversidade, multiplicidade de projetos, pensamentos e vivências, de construção coletiva e compartilhada, gestão e produção horizontal e uma rede de troca de experiências e conhecimentos.

 

 

Composto por 100 pessoas de 14 a 29 anos, representativos dos diferentes grupos da sociedade carioca, o Conselho da Juventude foi criado para debater vários desafios e oportunidades da cidade sob a ótica daqueles que serão essenciais na construção do futuro. Juntos, os jovens acompanham e fiscalizam o andamento do Planejamento Estratégico de 2012/2016 e participaram da construção do Planejamento Estratégico de 2017/2020.

 

 

Em discussão sobre suas aspirações, os jovens ajudaram a construir a Visão Rio 500. Traduziram seu sonho de uma cidade mais integrada, com equidade de oportunidades, valorização da cultura local e qualidade de serviços e espaços públicos.

 

Conselho da Cidade

Criado em 2012 com o propósito de revisar e acompanhar o desenvolvimento e implantação do plano estratégico 2013-2016, o Conselho da Cidade foi inicialmente composto por 150 cidadãos que possuem destaque em nossa cidade por sua atuação pessoal ou profissional. Entre 2013 e 2015, este grupo de conselheiros reuniu-se em média quatro vezes por ano e visitou mais de 10 iniciativas estratégicas da prefeitura, entre obras e estruturas operacionais.

 

 

Para o desenvolvimento da Visão Rio 500 e do Planejamento Estratégico 2017-2020, este Conselho foi renovado, sendo expandido para aproximadamente 300 conselheiros. Divididos entre os seis temas da Visão Rio 500, os conselheiros colaboraram com suas experiências e expectativas na formulação da Visão e do Plano. A longo de sua implementação, todos permanecerão contribuindo.

 

 

Pesquisa com cidadãos

Foram entrevistados qualitativamente 13 grupos representativos da população da cidade. A partir disso, a prefeitura conheceu melhor o perfil do carioca e como ele enxerga nosso futuro, o que nos permitiu criar um questionário quantitativo significativo para a criação do plano por meio do qual 1.400 cidadãos foram ouvidos.

 

 

Rede das Redes

Uma das formas mais criativas de capturar a colaboração da sociedade para a formulação do Visão Rio 500 e do Plano Estratégico foi a concepção da Rede das Redes. Esse conceito partiu do entendimento de que inúmeras instituições promovem e participam de redes de colaboradores e que as questões públicas são parte importante dos interesses destas redes.

 

 

Sendo assim, a prefeitura convidou instituições de diversas naturezas, desde organizações sociais ligadas ao meio ambiente a associações de classe, fundações e representantes empresariais, instituições de ensino e pesquisa, ONGs e outros potenciais parceiros.

 

 

Em torno de 40 instituições atenderam ao chamado e disponibilizaram suas redes de contatos, assim como trabalhos conduzidos sobre o futuro do Rio de Janeiro, gerando conhecimentos específicos fundamentais para a visão e o plano.

 

 

E foi através deles que conseguimos entrevistar cerca de 40 especialistas em diversos tópicos importantes para a cidade. Com essa forma de escuta mais próxima, foi possível extrair um conhecimento específico que seria posteriormente essencial para a definição dos eixos da visão.

 

 

Foi também através da Rede das Redes que diferentes formas de debate aconteceram. Um grande exemplo foi o Vral.Con – Visão Raquer de Construção de Narrativas –, organizado por um grupo de 50 líderes sociais visionários que, além de compor o nome e a identidade visual do evento, convocou a sua rede para debater a cidade na Incubadora Rio Criativo e fez sua própria síntese do que foi debatido.

 

 

Diálogos com o Futuro

Para entender melhor os principais desafios e oportunidades da cidade, foi importante ouvir especialistas. Assim o grande evento “Diálogos com o Futuro” foi criado. Foram cinco dias de debates, direcionando cada dia para um grande eixo da visão de futuro da cidade.

 

 

 No total, reunimos por volta de 400 especialistas, dentre eles 50 palestrantes nacionais e internacionais, que além de falar dos desafios e oportunidades da cidade, pensaram em soluções inspiradoras para fornecer subsídio para o trabalho de construção da visão.

 

 

 Para garantir que todos cidadãos interessados pudessem acompanhar e questionar os especialistas através de perguntas feitas por redes sociais, todas essas palestras foram transmitidas ao vivo pelo site visaorio500.rio e também nas Naves de Conhecimento espalhadas pela cidade.

 

 

Diálogos Setoriais

Em meio às dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, em particular o baixo crescimento e o aumento do desemprego, a competitividade da cidade do Rio de Janeiro se torna imprescindível para a realização dos sonhos de sua população.

 

 

Tendo em mente que o sucesso econômico da cidade é pré-condição para o alcance das metas sociais, buscamos aprofundar o debate e as diretrizes para setores específicos de nossa economia, considerados mais vantajosos à luz das vocações do Rio. Para aprofundar esse debate, um dia de evento específico foi realizado.

 

 

Especialistas nas áreas de Turismo, Ciências da Vida e Saúde, Tecnologia e Inovação, Economia Criativa, Finanças (Seguros e Resseguros) e Infraestrutura de logística e distribuição reuniram-se e produziram recomendações para alimentar tanto a Visão Rio 500 quanto o Plano.

 

Diálogos Internos

Da mesma forma que os Diálogos com o Futuro envolveram especialistas externos, as lideranças do funcionalismo público municipal foram engajadas nos Diálogos Internos. Com a experiência acumulada em muitos anos de convivência com as questões da cidade, os servidores (e também ex-servidores) contribuíram com aspirações, informações históricas, análises técnicas e até mesmo iniciativas em diversos estágios de concepção. Os Diálogos Internos foram conduzidos em diversas sessões com grupos específicos de servidores incluindo secretários, subsecretários, gestores de projetos, coordenadores, líderes cariocas e os analistas de gestão de projetos e metas. Foram diversas maneiras de envolve-los desde sessões fechadas com grupos específicos como os Líderes Cariocas e os Analistas de Gestão de Projetos e Metas da Prefeitura

 

 

 

Escutar para Governar

O envolvimento da sociedade civil com o futuro da cidade é essencial para que o plano e a visão reflitam os sonhos de sua população e, mais do que isso, para garantir que ele perdure ao longo dos anos.

 

 

O Rio de Janeiro do futuro terá seus cidadãos ativos na construção e no acompanhamento dos planos da cidade. Isso começou agora com os novos mecanismos criados para ouvir o carioca. Entre eles, está a série de eventos “Escutar para Governar”, que buscou conhecer os desafios, oportunidades e sonhos regionalizados.

 

Planos Estratégicos

Plano Estratégico 2009-2012

Ainda no início da gestão do prefeito Eduardo Paes, em 2009, após a reorganização da situação financeira e orçamentária da administração municipal, a Prefeitura elaborou o primeiro Plano Estratégico (2009-2012), utilizando como base todos os compromissos da primeira campanha. Na construção do Plano, houve a contribuição de 50 especialistas de cada área, além de pesquisa de opinião e o apoio técnico de todos os gestores e suas equipes.

 

 

Com uma visão para a cidade até 2020 e metas objetivas até 2012, o Plano Estratégico 2009-2012 apresentou 46 metas setoriais, 37 iniciativas estratégicas e a aspiração de ‘Tornar a Cidade do Rio de Janeiro o melhor lugar para se viver e trabalhar do Hemisfério Sul’.

Confira o conteúdo do Plano Estratégico 2009-2012:

 

Plano Estratégico 2013-2016

Para elaborar o segundo plano, ampliamos a participação da sociedade. Foram feitas novas pesquisas de opinião e tivemos mais de duas mil horas de reuniões com integrantes do governo e da sociedade civil.

 

 

O segundo Plano Estratégico foi mais além e contou com a participação do Conselho da Cidade, fórum que reúne mais de 200 cidadãos de diferentes áreas de atuação para refletir sobre o futuro e definir oque carioca almeja, com visão até 2016. O documento reúne 56 metas e 58 iniciativas, agrupadas em 10 áreas de resultado, com orçamento previsto de R$ 38,6 bilhões.