Início Plantão Barra Prefeitura lança projeto cultural “Degusta Rio” dia 7 de novembro

Prefeitura lança projeto cultural “Degusta Rio” dia 7 de novembro

A Prefeitura do Rio lança, na terça-feira (07/11), um projeto cultural de dar água na boca. É o Degusta Rio, que visa promover um novo olhar sobre o Centro da cidade direcionado para os influenciadores digitais. Guiado pelo professor Roberto Antunes, coordenador de história da Secretaria Municipal de Educação (SME), o grupo vai visitar os principais pontos históricos da região central com vocação turística, gastronômica e de entretenimento. 

 

Em seguida, o grupo segue para o Convento de Santo Antônio e Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Também fazem parte do roteiro o Largo de São Francisco de Paula, o Real Gabinete Português de Leitura, a Praça Tiradentes e as ruas históricas como Carioca e Ouvidor.

 

– Uma cidade que não valoriza seu centro histórico é uma cidade sem identidade. Ao atrairmos os próprios cariocas para conhecerem melhor a região, promovemos o desenvolvimento para o comércio da região e aquecemos o local explorando seu potencial turístico e gastronômico – afirma o superintendente do Centro, Marcelo Rotenberg.

 

Na visita guiada, o professor Roberto Antunes – que por diversas vezes reuniu colegas de profissão para explorar a área – vai detalhar a importância histórica dos pontos turísticos e enriquecer o passeio contando curiosidades dos locais percorridos, como a própria Cavé. Criada em 1860 pelo francês Charles Cavé, a confeitaria teve entre seus mais caros habitués o engenheiro Francisco Pereira Passos, prefeito que governou o Rio de 1902 a 1906 e promoveu as transformações mais radicais na cidade.

 

Seu projeto redefiniu de tal forma o paradigma de ocupação do espaço urbano da então capital federal que produziu durante o século XX efeitos urbanísticos mantidos e reconhecidos até hoje.