A operação de trânsito contará com 90 agentes entre guardas municipais, controladores de tráfego da CET-Rio e orientadores de tráfego que irão orientar motoristas e pedestres, garantir a fluidez do trânsito e efetuar as intervenções necessárias. O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região do entorno do evento.
Painéis de mensagens variáveis orientarão os motoristas quanto às intervenções implantadas e informarão as condições do tráfego nas vias do entorno. Havendo necessidade, poderão ser implantados ajustes na programação dos semáforos.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, portanto não é recomendável a utilização de veículo particular. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, reboques da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.
A chegada do público à Marina da Glória poderá ser feito por ônibus, metrô e táxis. As pessoas que optarem por utilizar ônibus deverão desembarcar na Avenida Beira Mar, nas proximidades do Hotel Glória e da Praça Luís de Camões, utilizando as passarelas do Aterro para chegarem à Marina. Já os que optarem pelo metrô, deverão utilizar a estação Glória e caminhar até a passarela próxima à Rua do Russel.
Para aqueles que utilizarem táxis, o desembarque será feito na Avenida Infante Dom Henrique, no Aterro, em frente ao acesso à Marina. Agentes de tráfego orientarão os motoristas e organizarão a parada de veículos de forma a proporcionar segurança ao público e manter a fluidez do trânsito.
Já na saída do público, com o objetivo de proporcionar maior segurança, as pistas de rolamento do Aterro serão interditadas ao tráfego de veículos, a partir das 2h da manhã, no mesmo trecho utilizado como Área de Lazer aos domingos e feriados, sendo permitido apenas o acesso de táxis regulamentados pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) que serão direcionados à área de embarque em frente ao acesso à Marina, no mesmo local do desembarque. A abertura das pistas ao tráfego de veículos está prevista para as 6h de sábado (30/04).
Ao público que optar por utilizar ônibus ou metrô, deverão ser utilizadas as passarelas do Aterro da mesma forma como na chegada.
Com a interdição do Aterro, a ligação entre a Zona Sul e o Centro poderá ser feita pela Praia do Flamengo, havendo ainda a Rua do Catete e o Túnel Santa Bárbara como opção.