O Planetário da Gávea, seguindo o seu cronograma anual, oferece o curso de astronomia do mês de junho com o tema: Introdução à Cosmologia. Ministrado pelos astrônomos Alexandre Cherman e Jorge Marcelino, o curso tem como objetivo apresentar a organização do Universo em larga escala das galáxias até os superglomerados e ensinar a teoria do Big Bang. Para entender um pouco mais, a Cosmologia é a vertente da astronomia que estuda a estrutura, a origem e o possível fim do Universo.
É com ela que, a partir de uma análise dinâmica das galáxias aos superglomerados de galáxias e como essas evoluem no tempo, explica-se a teoria mais aceita para a formação do Universo: o modelo do Big Bang. No curso do Planetário, que irá de 22 a 26 de junho, o aluno terá direito ao livro sobre o tema e ao certificado de conclusão com o módico investimento de R$ 80 sem nenhuma taxa extra. Os interessados poderão se inscrever a partir do dia 15 de junho até o primeiro dia da aula, 22 de junho, pelo telefone 2274-0046.
Promoção Carioquinha – O Planetário também está participando da promoção Carioquinha 2009. Até o dia 5 de julho, o morador do Rio de Janeiro ou Grande Rio pagará apenas R$ 5 para visitar o Museu do Universo, conferir a exposição temporária Filhos do Sol, Filhos da Lua – O céu e o tempo para os povos nativos das Américas e assistir a uma sessão de cúpula. As sessões de cúpula são realizadas apenas aos sábados, domingos e feriados seguindo os seguintes horários:
Sábados
15h30 – A Janela Mágica – Ficção indicada para o público acima de 6 anos.
16h45 – O Projeto Científico – Ficção indicada para o público acima de 8 anos.
18h – Céu: mito e realidade – Documentário indicado para o público acima de 10 anos. Domingos e feriados.
15h30 – A Janela Mágica – Ficção indicada para o público acima de 6 anos.
16h45 – O Projeto Científico – Ficção indicada para o público acima de 8 anos.
18h – Desvendando o Sistema Solar – Indicado para o público acima de 12 anos.
Para participar do Carioquinha 2009 é muito simples. Basta o morador do Rio ou Grande Rio apresentar na bilheteria do Planetário o documento de identidade ou comprovante de residência que comprove que o mesmo reside no Rio de Janeiro ou Grande Rio.
Fonte: Prefeitura