Início Plantão Rio Prefeitura participa da exposição `Epidemik`

Prefeitura participa da exposição `Epidemik`

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Município (SMSDC) participa da exposição francesa “Epidemik: O Impacto das Epidemias na sociedade ao longo dos séculos”. A exposição faz estréia nacional, no Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro, no Centro Cultural Ação da Cidadania, no bairro da Saúde, Zona Portuária do Rio. Os interessados podem visitar a mostra até o dia 24 de novembro, das 8h30 às 19h30. A entrada é franca.
A SMSDC estará presente distribuindo materiais informativos sobre diversas doenças. Serão distribuídos também postais da série “Colecione Saúde”, produzidos pela Superintendência de Promoção de Saúde da SMSDC e uma cartilha confeccionada pelo Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD) sobre a importância e os benefícios da água e a relação vital desta com a saúde. 
O objetivo principal da Epidemik é mostrar, de forma lúdica, um panorama das principais epidemias mundiais e do comportamento das populações em situações de crise, com destaque para os aspectos sociais e culturais, além de abordar as questões relacionadas às descobertas científicas e aos avanços na gestão das políticas de saúde pública. 
Para isso, um dos destaques do evento fica por conta de um jogo interativo, onde até 40 pessoas participam de simulações de cenários de doenças dentro de um tabuleiro eletrônico de 270m2. As simulações retratam cinco diferentes situações, conhecidas ou fictícias: Gripe aviária em Singapura, Ataque biológico terrorista em Nova Iorque, Malária e Aids na África e na Ásia e, especialmente desenvolvido para o Brasil,  Dengue no Rio de Janeiro.

Fonte: Prefeitura do Rio