Em comemoração ao Ano da França no Brasil, a Prefeitura do Rio estará participando do Projeto “A Rua é nossa…e de todos nós!”, realizado pelo IVM – Institut pour la ville en mouvement (Instituto pela Cidade em Movimento).
Uma série de “passeios” guiados pelo arquiteto e urbanista da Secretaria Municipal de Urbanismo, Pedro Lessa, coordenador do Programa Educação Urbana, já realizado em diversas escolas do município, promoverá o conhecimento de ruas da cidade.
A SMU foi convidada pela Curadoria e participará coordenando uma parte do módulo brasileiro intitulada: Quatro Passeios de Descoberta da Rua e Educação Urbana A coordenação dos Passeios está sob a responsabilidade da Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Urbanismo-Programa Educação Urbana que a convite da Curadoria vai dirigir o módulo brasileiro intitulada: Quatro Passeios de Descoberta da Rua e Educação Urbana
PROGRAMA
Os passeios vão permitir ao participante o conhecimento do espaço público em vários níveis, a saber: 1) Os três níveis de leitura visual da rua: Rua DEITADA O que podemos pisar. O que os pisos informam Rua EM PÉ O que podemos encostar ou esbarrar. Como perceber os obstáculos. Rua VOANDO O que só pelos olhos podemos perceber. A paisagem cultural e natural. As massas em movimento.
2) A rua como local de estímulos não visuais ( o olfato , o ouvido, o tato e paladar ) e de percepção da natureza.
3) A rua como local da Democracia (a disputa entre o individualismo e a cidadania, como as regras e normas ajudam a conviver em coletividade).
4) A rua como lugar de história e patrimônio das cidades.
Fonte: Prefeitura