Início Plantão Rio Prefeitura revitalizará Lagoa Rodrigo de Freitas

Prefeitura revitalizará Lagoa Rodrigo de Freitas

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos vai revitalizar a Lagoa Rodrigo de Freitas, cuja última intervenção data do final da década de 90. O pacote de serviços tem como principal foco a melhoria da infraestrutura e ambiente para o usuário, e inclui a recuperação de toda a ciclovia, dos três parques, Patins, Taboas e Cantagalo, do mobiliário urbano, além da reformulação completa do sistema de iluminação pública, ampliando a luminosidade da Lagoa.  A licitação destes serviços, com edital publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, dia 22/11, deverá ser concluída até o fim do mês de dezembro, quando também está previsto o início do trabalho. O valor da licitação é de R$ 8.342.745,65.
 
O programa de serviços, que terá duração de 12 meses e será feito em etapas para não prejudicar o uso da Lagoa Rodrigo de Freitas por seus freqüentadores, prevê a criação de um novo trecho de ciclovia, compreendido entre o Estádio de Remo da Lagoa e o heliponto, contornando a beira da Lagoa. Assim, o ciclista ganha um caminho alternativo, de cerca de 500 metros, onde poderá aproveitar a bela paisagem. No total serão realizados 31 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica em toda a extensão da ciclovia que ganhará ainda nova sinalização horizontal.  
 
Outro ponto de destaque é a reformulação da iluminação no entorno. Os 567 postes antigos mais baixos, que iluminam diretamente a ciclovia, serão substituídos por novos, com luminárias mais modernas e lâmpadas do tipo multivapor metálico (branca), o que permitirá o aumento da luminosidade.  
 
Também os três parques, Patins, Cantagalo e Taboas, passarão por reformas que modernizarão sua infraestrutura. As 18 quadras esportivas serão completamente reparadas, assim como todo o mobiliário, a exemplo dos bancos, brinquedos, jardineiras, pergolados, áreas de saibro e de vegetação. O Parque dos Patins concentrará o maior número de intervenções, os brinquedos velhos darão lugar aos novos, além de dois circuitos para ciclistas mirins com direito à sinalização. O ringue de patinação será refeito com argamassa de alta resistência, própria para patins.
 
No Parque Taboas serão recuperadas as quadras e a pista de skate. No Parque Cantagalo serão recuperadas as seis quadras próximas à curva do Calombo. As quadras em frente ao Corte do Cantagalo serão restauradas posteriormente, durante os serviços de recuperação estrutural que serão realizados na área, pela Secretaria Municipal de Obras, após os estudos geotécnicos em andamento. 
 
 
 
 
 

Fonte: Secretaria de Conservação