Início Plantão Barra Prefeitura vence a guerra contra o mosquito Culex

Prefeitura vence a guerra contra o mosquito Culex

Os moradores do Recreio aprovaram o resultado das ações de combate aos mosquitos: a infestação chegou ao fim. Esta foi a avaliação ao final da reunião realizada na terça, dia 27, entre a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá e Associações do bairro – AMOR (Associação de Moradores do Recreio) e ACIR (Associação Comercial e Industrial do Recreio). Também participaram do encontro representantes de órgãos municipais e estaduais como Rio Águas, CEDAE, Comlurb, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC-Cap 4), Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os moradores elogiaram a iniciativa da subprefeitura na realização do encontro abrindo espaço para o diálogo, informando sobre o andamento dos trabalhos e integrando todos os órgãos envolvidos. Eles também relataram que as ações de combate deram resultados, pois já perceberam que a infestação em suas casas diminuiu. “Estamos sentindo uma sensível melhora. É importante esse entrosamento entre a Prefeitura e a comunidade do Recreio”, resumiu Ionara Cassinelli, da AMOR – Associação dos Moradores do Recreio.

 

Para o subprefeito Tiago Mohamed, a conversa com os moradores foi bastante positiva. “A grande infestação acabou, mas vamos continuar o combate aos pequenos focos que ainda existem. Manteremos os agentes de saúde nas ruas aplicando inseticida nas residências e biolarvicida nos canais e lagoas”, disse o subprefeito.

 

Lagoinha está livre das gigogas

 

Após 32 dias de trabalho e mais de 5 mil toneladas de gigogas retiradas, a Lagoinha, do Parque Chico Mendes, está limpa. O local era considerado o ponto crítico da infestação do mosquito Culex, pois as plantas aquáticas serviam de criadouro para os insetos. 

Além da limpeza da Lagoinha, outras ações fizeram parte do plano emergencial de combate aos mosquitos no Recreio. Equipes da Vigilância em Saúde, da SMSDC, e da Força Tarefa, da Comlurb aplicaram inseticida nas residências e biolarvicida no Canal das Taxas. Como resultado dessas ações, no período de 11 de setembro a 22 de outubro, os 75 agentes de Vigilância em Saúde percorreram 79 quarteirões e visitaram 5.686 residências.  

Os terrenos desocupados do bairro também foram alvo do combate. De acordo com Sebastião Alves Neto, responsável pela Gerência da Comlurb da área do Recreio (SG24R), foram 860 notificações emitidas este ano para os proprietários de terrenos vazios. “Solicitamos aos proprietários a capina e retirada dos entulhos de seus terrenos. Esse tipo de ação será intensificada com três agentes atuando exclusivamente em terrenos baldios da região”, informou Sebastião. 

A equipe da Comlurb também notifica pessoas que jogam lixo nos terrenos. São aplicadas, em média, 30 notificações por mês. Para reduzir esse número, a empresa oferece um serviço de remoção gratuita, basta ligar para 2204-9999. O gerente Sebastião Neto informa que também é feita a fiscalização diária das margens do Canal das Taxas para que as pessoas não joguem lixo no canal. “Já na comunidade do Terreirão fazemos um trabalho de conscientização junto a Associação de Moradores”, disse.

Fonte: Subprefeitura da Barra