Início Plantão Mundo Preferência apesar do mesmo atendimento

Preferência apesar do mesmo atendimento

Um novo estudo, no mínimo curioso, sugere que as pessoas dão notas mais altas de satisfação do consumidor a homens brancos do que a mulheres e a membros de minorias, mesmo quando o desempenho é o mesmo.

No estudo, que será publicado na próxima edição do periódico The Academy of Management Journal, pesquisadores dividiram 86 estudantes universitários em três grupos e mostraram a cada grupo um dos três vídeos de uma interação entre funcionário e cliente em uma livraria. Tudo era idêntico – o roteiro, o cenário e os ângulos da câmera – exceto a identidade do vendedor: uma mulher branca no primeiro vídeo, um homem negro no outro e um homem branco no terceiro. Havia números substanciais de mulheres e não-brancos em cada grupo, mas as notas dadas pelos estudantes para o desempenho do homem branco foram as mais altas.

Em um segundo teste, cerca de 12 mil pacientes de um plano de saúde classificaram seus médicos. O desempenho dos médicos do plano de saúde foi avaliado com parâmetros objetivos – por exemplo, o número de procedimentos de saúde discutidos pelo médico – mas tais números não tiveram nenhuma relação com as avaliações dos pacientes, com uma exceção.

O número das mensagens de e-mail enviadas pelos médicos aos pacientes elevou as notas dadas pelos pacientes, mas apenas quando os médicos eram homens brancos.

"As descobertas sugerem que o consumidor está sempre errado", disse David R. Hekman, autor principal da pesquisa e professor assistente de administração da Universidade de Wisconsin.

Fonte: New York Times