Início Plantão Rio Premiação destaca profissionais da cadeia produtiva do carnaval

Premiação destaca profissionais da cadeia produtiva do carnaval

Com o objetivo de valorizar profissionais de todas as instâncias da cadeia produtiva do Carnaval do Rio de Janeiro, o Prêmio Plumas e Paetês chega a sua oitava edição no próximo sábado (12/05). A entrega dos prêmios acontecerá na Cidade do Samba, na Gamboa, às 20h, e tem o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro. Foram eleitos pela equipe julgadora profissionais de 30 categorias que trabalham nas escolas de samba de cada um dos grupos Especial, de Acesso A e B, e, pela primeira vez, dos grupos C, D e E.

 

 

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento da Indústria Cultural, Luiz Carlos Prestes Filho, o Carnaval do Rio de Janeiro tornou-se importante para a economia local e fonte de emprego e renda para milhares de trabalhadores que vivem a partir do seu acontecimento. O superintendente lembra ainda que, muitas vezes, parte destes profissionais realiza um trabalho quase “anônimo” e, por isso, permanece sem perspectiva de crescimento profissional.

 

 

– O apoio da Secretaria de Desenvolvimento ao Plumas e Paetês está diretamente ligado ao conceito da valorização dos prestadores de serviço do Carnaval que o prêmio possui. Além dos profissionais conhecidos pelo grande público, são também os aderecistas, carpinteiros, costureiras, eletricistas, ferreiros, iluminadores, e tantos outros, os grandes responsáveis pela concretização da maior festa popular do mundo – explica.

 

 

Como novidade, participam pela primeira vez da premiação os profissionais das escolas de samba dos grupos de Acesso C, D e E. Este grupo é composto por 40 agremiações que desligam no domingo, segunda e terça-feira de Carnaval ao longo da Estrada Intendente Magalhães, em Madureira. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

 

 

– Nestes grupos está o celeiro de talentos individuais e de conjunto que irá renovar a qualidade artística dos desfiles do grupo Especial. Daí a importância de incluir estes profissionais em ações que valorizem os principais responsáveis pela concretização da festa – observa Prestes Filho.

 

 

Para a eleição dos melhores do Carnaval 2012, a equipe julgadora do Plumas e Paetês, formada por 10 profissionais, assistiu a todos os desfiles, posicionados estrategicamente em diferentes setores do Sambódromo da Marques de Sapucaí e da Estrada Intendente Magalhães. Os coordenadores do projeto, gestores culturais, além de jornalistas, personalidades e estudiosos de artes carnavalescas fazem parte da equipe julgadora.

 

 

Homenagem a Donga

A cada edição, uma personalidade do mundo do samba é homenageada durante a entrega dos prêmios. Neste ano será o compositor e violonista Ernesto Joaquim Maria dos Santos, Donga, responsável pelo primeiro samba gravado na história da música brasileira (“Pelo Telefone”, de 1917). Como tributo, o modelo do troféu será a escultura de um aparelho telefônico similar da época, estilizado com notas musicais da partitura do samba. A peça é assinada pelo designer gráfico Levi Cintra. Donga também será o tema do show de abertura do evento de entrega dos prêmios.

 

 

– A escolha do homenageado foi feita pela grande contribuição que Donga deixou à cultura popular do nosso país. Na casa da lendária Tia Ciata, Donga participava de rodas de música ao lado de João Baiana, Pixinguinha e outros grandes nomes, e ali iniciaram a entrada do samba à sociedade brasileira – ressalta José Antônio Rodrigues, gestor do projeto Plumas e Paetês Cultural.

 

Fonte: Governo do Rio