Início Plantão Rio Prêmio de Qualidade no Rio

Prêmio de Qualidade no Rio

O governador Sérgio Cabral e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, entregam amanhã o Prêmio Qualidade Rio (PQRio) 2009. A cerimônia acontecerá, a partir das 10h, no Teatro João Caetano, no centro do Rio. Destinado a médias e grandes organizações privadas e públicas, o PQRio é uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico com patrocínio da AES Com, Caixa e Odebrecht, e apoio da Gerdau, Inmetro, Firjan e UBQ-RJ.

O PQRio, em seu ciclo de 2009, tem 161 vencedores – entre elas, organizações dos governo federal, estadual e municipais, além de empresas juniores e privadas. No ciclo de 2008, foram 141 vencedores – quase o dobro do total de premiados no ciclo de 2007.

O PQRio consiste numa metodologia para diagnosticar o estágio atual de desenvolvimento gerencial, permitindo estabelecer planos de melhoria contínua do desempenho organizacional de acordo com os conceitos e princípios da Gestão pela Qualidade.

O sistema de avaliação adota como base os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com itens que abordam, de forma integrada e harmônica, os principais aspectos do desempenho competitivo tais como: liderança da alta administração, desempenho relativo aos clientes, gerenciamento de um sistema de informações e de processos, desenvolvimento de recursos humanos e otimização dos custos.

A premiação é feita em cinco categorias: medalha e certificado PQRio, ouro, prata, bronze e menção honrosa.

Mais informações sobre a entrega do PQRio 2009 podem ser obtidas na página http://www.mbc.org.br/mbc/rj.

 

 

Fonte: Governo do Rio