Início Plantão Rio Prêmio nacional de qualidade

Prêmio nacional de qualidade

A vencedora na categoria indústria na etapa nacional do mais importante prêmio de qualidade para micro e pequenas empresas – o MPE Brasil – foi a ICQL Química, de Duque de Caixas, na Baixada Fluminense. O resultado foi anunciado na noite de terça-feira (dia 23), em Brasília, durante a sétima edição do Reconhecimento e Premiação Nacional das Micro e Pequenas Empresas, realizada no Brasília Alvorada Hotel. Além da revelação dos vencedores em nível nacional em cada uma das nove categorias da premiação, houve o reconhecimento a mais de 150 empresas vitoriosas nas etapas estaduais.

A ICQL foi a única representante do Sudeste entre os nove vencedores nacionais. A empresa produz químicos direcionados às áreas de produção e manutenção industrial, entre eles, fluidos e solventes. Uma das promotoras do MPE Brasil no Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) foi representada no evento de Reconhecimento e Premiação Nacional das Micro e Pequenas Empresas por gestores e técnicos, entre os quais, integrantes do Programa Qualidade Rio.

O Rio teve outro finalista na etapa nacional: o Jardim Escola Peter Pan – de Vassouras -, na categoria educação. A cerimônia aconteceu no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel.

Os nove vencedores da etapa nacional do MPE Brasil passaram por diversas fases de avaliação do prêmio, que recebeu, para os ciclos estaduais (24) de 2009, mais de 57 mil inscrições de todo o país. A etapa fluminense teve recorde de inscrição – 11.104, superando a meta dos organizadores, de 11 mil. As categorias do prêmio são: indústria, comércio, serviços, serviços de turismo, serviços de TI, serviços de saúde, serviços de educação, agronegócio e destaque em responsabilidade social.

Criado em 2004, o MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae Nacional, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade, com patrocínio do Governo Federal, Grupo Gerdau, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Votorantim, com apoio da construtora Odebrecht. No Rio de Janeiro, o prêmio é uma realização da Sedeis, Firjan, Gerdau-Cosigua e Sebrae-RJ.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico