Início Plantão Brasil Presentes originais para as mamães

Presentes originais para as mamães

O Dia das Mães está chegando, e o mercado pede cada vez mais novidades para os cuidados com bebês e crianças pequenas. Afinal, as mães não são mais como antigamente: trabalham fora, têm o dia a dia corrido, e por isso precisam de praticidade e economia. Observando as dificuldades do cotidiano, pessoas de várias atividades profissionais vão criando inovações para tornar esses cuidados mais simples e eficientes. A mais recente é a Cadeira-Banheira para Bebê, que tem múltiplas funções.
 
A invenção se destina principalmente ao auxílio durante o banho e a alimentação do bebê. Sua estrutura inova os conceitos de cadeira de papinha e de banheira existentes no mercado, unindo ambas num só produto, além de facilitar o transporte do bebê a pé, no carro e até na bicicleta. Dispensa, portanto, o cadeirão de alimentação, a banheira – que precisa sempre de um apoio – e até o bebê-conforto e o carrinho. E dispõe de cinto de segurança e de porta-objetos.
 
A Cadeira-Banheira é feita de plástico, alumínio e tecido. É montada e desmontada de acordo com as necessidades de uso. Nela, pode-se dar papinha para o bebê e, em seguida, transformá-la, por meio de mecanismo simples, em banheira, que já vem com trocador. Uma peça se encaixa na outra. Colocando-se a almofada, o assento pode ser destacado e encaixado no carro, na bicicleta ou na estrutura com rodinhas. Ocupa, portanto, menos espaço – em casa e no carro – do que ocupariam diversos equipamentos, cada qual para uma função. Seu uso facilita também na hora da limpeza: durante o banho, é possível limpar cadeira, banheira e bebê, tudo ao mesmo tempo.
 
À espera do primeiro filho, o casal Nélli e Wesley Schneider foi pensando na parte prática dos tantos itens que precisariam carregar com a criança, em viagens e passeios. Chegaram a imaginar que precisariam de um carro maior e até de outro apartamento! Ao observar amigos e parentes carregando muitos objetos para transportar seu bebê, começaram a imaginar uma cadeira de papinha que se transformasse em banheira e também em bebê-conforto e cestinho para transporte. “Não seria bem mais fácil carregar um objeto só, multifuncional?”, questiona o publicitário paulista Wesley Schneider. “Pode ser uma excelente companheira para papais e mamães, tornando-se indispensável”, observa.
 
Wesley tem ótimas expectativas de mercado para o produto, e crê que pode ser alvo de interesse de empresas que já fabriquem itens para bebês, ou mesmo de investidores que queiram entrar nesse mercado. De posse das patentes – nacional e internacional – está aberto a propostas de licenciamento ou venda, ou mesmo de parceria em sua fabricação. “O design e os materiais empregados podem ser bastante variáveis, porém o que se mantém são os conceitos de transformação, para os quais obtivemos as patentes”, conclui.
 
Conheça outros inventos que facilitam a vida dos pais, na hora de cuidar do bebê:
 
Embala-Nenê –Foi pensando no conforto e higiene que a administradora de empresas Mariana Betioli criou o Embrulhador de Bebê. Carinhosamente chamado de Embala-Nenê, tem como base um método capaz de ‘desligar’ o choro dos bebês e prolongar seu sono, criado pelo pediatra norte-americano Dr. Harvey Karp. Para ele, os bebês só estão prontos para o mundo depois dos quatro meses de idade. Até lá, precisam reconstituir o ambiente materno – apertado, barulhento e em constante movimento. Depois de conhecer o método pelo qual se empacota o bebê, virando-o de lado, fazendo um chiado constante em seu ouvido e balançando-o suavemente, Mariana pensou num produto que embalasse o bebê como uma roupa apertada. Feito de tecido leve e macio – com velcro em várias partes para facilitar a troca da fralda, foi desenhado de acordo com a anatomia da criança, e permite que fique bem embalada durante o sono.
 
Baby Sleep – Há 30 anos Vera Lucia Silveira Chaves teve sua primeira filha. Como toda mãe, toda vez que saía com ela tinha de levar cobertor, travesseiro e manta para forrar a cama ou o sofá. Na hora de ir embora, a preocupação era com a diferença de temperatura e com o conforto da criança, que estava dormindo quentinha. Teve, então, a ideia de confeccionar uma caminha portátil, unindo colchão, cobertor e travesseiro numa única peça, prática e fácil de carregar. A peça foi útil também para a segunda filha. Vendedora autônoma, Vera havia deixado sua criação adormecida, até que a sobrinha engravidou e ela fez uma caminha igual à de 30 anos atrás. A sobrinha e as amigas deram a maior força e ela resolveu patentear a ideia, desenvolvendo o produto em algodão e acrilon, prático e fácil de transportar e lavar, e que garante um lugar sempre limpinho e aconchegante para o bebê.
 
Baby Alarm – A tensãoda vida moderna tem levado pais e responsáveis a esquecer bebês e crianças pequenas no banco de trás do carro, registrando-se muitos casos de queimaduras pela exposição prolongada ao calor e até à morte por sufocamento. Para evitar dramas semelhantes, o professor Elder Ramires inventou o Baby Alarm, que pode ser instalado em qualquer cadeira tipo bebê-conforto. Trata-se de um sistema acionado por sensores estrategicamente posicionados de maneira independente – na cadeira e na porta. Toda vez que o bebê estiver sentado na cadeirinha, serão acionados três sensores: o de peso, o magnético do cinto de segurança da cadeira e o acoplado na porta do motorista. Estando aberta a porta e a criança na cadeirinha, um alarme toca. O produto – de baixo custo – pode ser adaptado em qualquer veículo ou cadeira.
 
Empresários interessados em investir nos produtos devem entrar em contato com a Associação Nacional dos Inventores pelo telefone (11) 3873-3211.

 

Fonte: Assessoria