Início Destaque Presidente da Comissão de Direitos Humanos da AIB participa de debate sobre...

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da AIB participa de debate sobre tradições ciganas

Dr. Márcio Silva falou sobre sua preocupação com a etnia e suas tradições

Na terça-feira, dia 19 de agosto, foi realizado um debate, via vídeo conferência, idealizado pelo Instituto do dos Ciganos do Brasil ( I.C.B),  que abordou assuntos como a falta de informação sobre as tradições ciganas e o modo de vida desta etnia no Brasil e o mundo, o que  alimenta a discriminação e o preconceito contra pessoas dessas comunidades.

Participaram do encontro, o Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB Dr. Hélio Leitão, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da AIB (AIB – Associação da Imprensa do Brasil), Dr Marcio Benedito da silva e o defensor público federal Carlos Eduardo Barbosa Paz.

Os participantes e os representantes dos I.C.B relataram problemas de acesso a políticas públicas, como dificuldades de atendimento em hospitais públicos para integrantes das comunidades que não têm certidão de nascimento. No Brasil, segundo o Presidente da I.C.B, calcula-se que a população cigana seja de aproximadamente quase de dois milhões de indivíduos da etnia.

Álvaro Alves, que é membro da Comissão de Direitos Humanos da AIB e coordenador Internacional do I.C.B,  relatou que “ Os ciganos são povos tradicionais brasileiros que estão presente no país desde o período colonial, apesar de fazer parte da história nacional a pelo menos cinco séculos poucos foram os sujeitos que se dispuseram a falar sobre esses povos. E preciso que os políticos estejam atentos a essas pessoas que estão alijadas da sociedade”

O Presidente da Comissão de Direitos Humanos da AIB  relatou sua preocupação com a etnia. “Num cenário em que uma das principais prevenções ao corona vírus são as medidas de higiene; a quantidade de acampamentos ciganos sem acesso à água encanada e saneamento básico nos mostra a extrema necessidade de se garantir infraestrutura básica para estas famílias , sendo certo que considerando que um grande número de ciganos trabalham no mercado informal, são   diretamente  e a  vulnerabilidade econômica destas famílias nos mostra a urgência em se pensar políticas públicas específicas para estes grupos sociais no que se refere, especialmente, ao acesso moradia.”

Vale ressaltar que tramita no Congresso o Projeto de Lei do Senado n° 248, de 2015, (ESTATUTO DOS CIGANOS), que trata de temas como o acesso à educação básica, a criação de espaços para a disseminação de culturas e o combate à discriminação. Determina ainda que as línguas ciganas passem a constituir um bem cultural de natureza imaterial. projeto, já aprovado pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e Assuntos Sociais (CAS), está em análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH).

 

Comissão de Direitos Humanos

Presidente: Dr. Marcio Silva, advogado e jornalista.
Secretário Geral: Rodrigo Teixeira, Jornalista
Coordenador de Eventos Dr . Álvaro Alves
Membros: Jose Roque dos Santos e Elias Rocha
E-mail: [email protected]