Início Plantão Brasil Preso no Rio produtor de cinema acusado de tráfico internacional de drogas

Preso no Rio produtor de cinema acusado de tráfico internacional de drogas

O produtor de cinema Marc Alain François Gouyou-Beauchamps, de 53 anos, de nacionalidade francesa, foi preso na terça-feira (09/07), no Rio de Janeiro, por policiais federais, sob acusação de tráfico internacional de drogas.

 

A prisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para fins de extradição a pedido do governo francês. Ele é procurado desde 2011 e já está no Presídio Ary Franco, em Água Santa, na capital fluminense.

 

Marc Beauchamps, como era conhecido no Brasil, foi coprodutor de filmes brasileiros como OlgaCidade de Deus e Pequeno Dicionário Brasileiro. Em 10 de maio de 2011, o ministro Gilmar Mendes, atendendo a pedido do governo da França, decretou a prisão preventiva de Marc Beauchamps, que estava foragido.

 

No documento expedido pelo subprocurador-geral da República, Mário José Gisi, em 7 de agosto de 2012, à ministra Rosa Weber, do STF, relatora do caso, consta que Marc Beauchamps foi condenado pelo Tribunal de Relação de Paris à pena de três anos de prisão pelos crimes de transporte, posse, aquisição e exportação de entorpecentes. Agora, com base no Tratado de Extradição firmado entre o Brasil e a França, ele será extraditado.

 

Agência Brasil