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Presos ônibus piratas

Durante ações realizadas no mês de abril para coibir irregularidades no transporte urbano, 10 (dez) coletivos que circulavam pelas ruas da cidade em condição “pirata” foram flagrados pela fiscalização da Prefeitura, sendo que nove (09) estavam sob a responsabilidade do consórcio Intersul e um (01) do consórcio Transcarioca. Os veículos não possuíam cadastro junto à Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) que autorizasse o transporte remunerado de passageiros e foram retirados de circulação porque operavam em linhas licitadas.  

O consolidado de abril referente à fiscalização direcionada de ônibus feita pela SMTR atingiu 442 coletivos avaliados, dos quais 99 foram reprovados pelos fiscais da SMTR por não estarem de acordo com as exigências da Prefeitura para a prestação adequada deste serviço de transporte urbano à população. O resultado de fiscalizados neste mês equivale a 30% do quantitativo de ônibus avaliados entre março de 2010 e março de 2011, o que comprova que houve uma intensificação nas ações para coibirem possíveis irregularidades nesta modalidade de transporte urbano. Todos os consórcios estão sendo alertados pela Secretaria sobre as irregularidades flagradas, bem como terão que saná-las.

Balanço geral:

Entre março de 2010 e abril de 2011, a Prefeitura fiscalizou 1.926 ônibus e reprovou 766. Além de terem sido multados de acordo com a nova versão do código disciplinar da modalidade, que prevê multas mais altas para as infrações cometidas, todos os veículos penalizados foram retirados de circulação e só podem retornar às ruas após terem os seus problemas solucionados para, em seguida, serem submetidos à nova vistoria junto à SMTR. No mesmo período, 97 ônibus que não possuíam cadastro na SMTR, ou seja, “piratas” também foram retirados de circulação.

Denúncias:

A SMTR recomenda e destaca que é de suma importância que o usuário registre a sua ocorrência pelo telefone 1746 – canal oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e por meio do qual é possível o usuário obter respaldo legal às denúncias feitas. Também é essencial que o usuário forneça o maior número de informações sobre a linha, incluindo o número de ordem e/ou placa do veículo, nome e número de registro do condutor, além de data, horário e local onde o fato ocorreu.

 

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Transportes

 

Fonte: Pref Rio