Início Plantão Rio Prevenção em animais

Prevenção em animais

Dia oito de março é dia internacional da mulher, e nesta data uma grande preocupação ganha destaque: as doenças que atingem os órgãos exclusivamente femininos, como o câncer de mama, ovários e útero. E assim como nos seres humanos, essas doenças também podem se manifestar nos bichinhos e não é raro encontrar gatinhas e cadelas com algum tipo de tumor nessas áreas. 

O diagnóstico deste tipo de doença não é algo simples e depende de uma boa análise clínica e laboratorial. A veterinária clínica Maria Inês Tavares explica que hoje em dia existem muitas ferramentas para detectar tumores. “O câncer nos animais geralmente é percebido a partir do surgimento de nódulos na região mamária ou abdominal. Assim que localizados é recomendado intervenção cirúrgica e análise histopatológica do tecido removido”, explica. A veterinária conta ainda que dependendo da idade animal o veterinário pode também solicitar exames pré-cirúrgicos para um diagnóstico mais preciso.

 O Centro de Diagnósticos Veterinário Provet, oferece todos os exames necessários para detectar e analisar tumores que podem complicar a saúde dos pets. O exame histopatológico é a análise do tecido removido durante a cirurgia, através dele é possível indicar se o tumor é benigno ou maligno e seu grau de malignidade. Já os exames pré-cirúrgicos recomendados são: raio-x  digital de tórax e ultrassom abdominal. Eles localizam precisamente o tumor e reconhecem possíveis metástases.  O Centro dedica seus trabalhos focando a qualidade de vida e o bem-estar dos animais e seus donos, e considera que realizá-los é importante para garantir o melhor tratamento para o animal.  

O tratamento pode ser concluído somente com a remoção dos nódulos, porém mais importante que diagnosticar e tratar é prevenir. Maria Inês recomenda a castração da fêmea para evitar doenças do tipo. “O tumor nas fêmeas são hormônio dependentes, por isso castrar o animal antes do primeiro cio é a melhor opção. Assim a gata, ou a cadela não ficará exposta a excessivas quantidades de hormônio”, completa.

Sobre o Provet 

O Provet (www.provet.com.br) foi criado em 1987 com o propósito de oferecer serviços diferenciados voltados para o diagnóstico e tratamento dos animais. Além de serviços de imagem, como radiologia, ultra-sonografia e eletrocardiografia, e serviços laboratoriais, como coleta de amostras com análise no próprio local. O Provet ainda oferece acupuntura, dermatologia, odontologia e oftalmologia, até tratamentos como os de oncologia e reprodução, entre outras especialidades.

 

Fonte: Mandarim Comunicação