Início Plantão Brasil Previdência prende duas fraudadoras em Minas

Previdência prende duas fraudadoras em Minas

Grupo usava vDuas mulheres que fraudavam o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram presas na manhã desta segunda-feira (8), em Minas Gerais, pela Força-Tarefa Previdenciária, composta por servidores da Previdência Social, Polícia Federal e Ministério Público Federal. Também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Sete Lagoas, Itabirito, Fonseca, Bela Vista de Minas e Belo Horizonte.

O grupo anotava vínculos empregatícios falsos em Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e em Guias do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP). Em seguida, instruíam os seus “clientes” para que ingerissem medicamentos psiquiátricos, fingissem serem portadores de transtorno psiquiátrico e fossem a uma Agência da Previdência Social para requerer auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Por esse motivo, a operação foi batizada de Tarja Preta.

Os prejuízos estimados aos cofres públicos superam R$ 5 milhões e referem-se a aproximadamente 200 benefícios. Esta é 11ª operação da Força-Tarefa realizada neste ano. De 2003 até agora foram realizadas 195 operações, com o cumprimento de 1.681 mandados de busca e apreensão e 1.210 prisões, sendo 266 de servidores do INSS.

Fonte: INSS