Início Plantão Brasil Previsão de chuva forte deixa Santa Catarina

Previsão de chuva forte deixa Santa Catarina

O estado de Santa Catarina está em alerta por causa da previsão de chuva forte para as próximas 24 horas. Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do estado (Epagri), entre hoje (8/9) e a manhã desta sexta-feira (9/9) o acumulado previsto fica entre 50 e 100 milímetros (mm) em todas as regiões, podendo superar esse valor em algumas localidades.  
 
A meteorologista Gilsânia Cruz informou que a chuva das últimas 72 horas no estado já chega a mais de 100mm na maioria dos municípios (valores próximos do esperado para o mês inteiro). Em Campos Novos, no meio-oeste, a intensidade já chegou a 159 mm. A região em que menos choveu nesse período foi o litoral sul.
 
Ela explicou que a chuva é causada por uma frente fria que chegou ao estado segunda-feira (5), ficando parada no litoral. A instabilidade aumentou entre a noite de terça-feira e hoje, devido à presença do jato subtropical (ventos fortes em altitude) e à influência de sistemas de baixa pressão. Há risco de deslizamentos e alagamentos em áreas vulneráveis até amanhã (9) de manhã. A maré alta dificulta o escoamento das águas para o mar.
 
O  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê dia encoberto a nublado, com chuva forte e queda de granizo, em áreas isoladas do Paraná, de Santa Catarina, no norte, na serra do Nordeste e no litoral norte do Rio Grande do Sul. O tempo deve ficar nublado com pancadas de chuva e trovoadas na Região Sul até o próximo sábado (10).  
 
Chove muito nesta manhã desde o oeste até o sul do Paraná. Segundo o Serviço de Meteorologia do estado (Simepar), o risco de alagamento é elevado nessas áreas. Em Palmas, houve queda de granizo durante a madrugada.
 
A temperatura na Região Sul  permanece estável, com os termômetros variando entre 5 graus Celsius (°C) e 28°C. Durante a madrugada, segundo o meteorologista do Inmet Rogério Rezende, as temperaturas mais baixas foram registradas em Urubici, Santa Catarina ( 5,4°C), Inácio Martins, Paraná (10,2 °C) e Chuí, Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai (6,9°C).

Fonte: Agência Brasil